Qual é o símbolo da biotecnologia?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Resposta: A SETA também representa a anotação de uma ORF/GENE em dados genômicos e, no desenho, lembra a anotação de genes em PLASMÍDEOS, moléculas muito empregadas no ramo. A ENGRENAGEM recorda a engenharia genética e de bioprocessos, bem como simboliza a biotecnologia industrial.

A biotecnologia é o conjunto de procedimentos envolvendo manipulação de organismos vivos para fabricar ou modificar produtos. A palavra tem origem grega: “bio” significa vida, “tecnos” remete a técnica e “logos” quer dizer “conhecimento”.

Tipos de Biotecnologia
Biotecnologia verde: tecnologias para a agricultura. Biotecnologia azul: tecnologias para o aproveitamento dos recursos marinhos. Biotecnologia amarela: tecnologias para nutrição e produção de alimentos. Biotecnologia cinza: tecnologias para a proteção e recuperação do meio ambiente.

TIPOS DE BIOTECNOLOGIA

  • Biotecnologia vermelha. ...
  • Biotecnologia verde. ...
  • Biotecnologia branca. ...
  • Biotecnologia amarela. ...
  • Biotecnologia azul. ...
  • Biotecnologia cinza. ...
  • Biotecnologia dourada.

30 de junho é o dia do profissional em Biotecnologia. A data foi escolhida em virtude do aniversário do cientista e também Nobel em Química, doutor Paul Berg, considerado o pai da Biotecnologia Moderna.

O início da era da Biotecnologia Moderna se deu com a descoberta de que genes são feitos de DNA e podem ser isolados, copiados e manipulados e substituiu a era da Biotecnologia Antiga, como é chamada hoje. Embora o nome dê a impressão de que é recente, a Biotecnologia Moderna já existe há décadas.

A Biotecnologia no Brasil foi um divisor de águas quando falamos em Organismos Geneticamente Modificados (OGM), considerando como atualmente somos o maior produtor de soja no mundo, segundo dados de 2020/2021, da Embrapa. E isso só é possível graças aos avanços constantes na tecnologia relacionada à organismos vivos.

A biotecnologia traz enormes benefícios à agricultura, desde o aumento de produtividade nas lavouras, redução de perdas e custos na produção, otimização do uso de agroquímicos, até a possibilidade de ganhos nutricionais nos alimentos.

6 – Biotecnologia preta
Essa se refere ao bioterrorismo e desenvolvimento de armas biológicas, bem como de ações de vigilância e anti-bioterrorismo.

O que é a biotecnologia:
Os métodos biotecnológicos abrangem diversos procedimentos de modificação de organismos vivos, desde os mais simples como a domesticação de animais e o cultivo de plantas, até os processos de aperfeiçoamento como seleção artificial e hibridização.

Biotecnologia é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente, etc.). Acredita-se que os povos da antiguidade já utilizavam microrganismos na preparação de bebidas e alimentos.

A aplicação da Biotecnologia é igualmente usada na produção de insumos, ou seja, agrotóxicos, fertilizantes e sementes. Mas há também a melhoria genética de plantas, além da criação dos alimentos transgênicos. Já no Meio Ambiente citemos a Biorremediação, isto é, a descontaminação de solos, rios, plantas etc.

“Como uma tecnologia baseada nas ciências biológicas, a biotecnologia possibilita o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, produtos de extrema importância no atual contexto em que estamos vivendo”, ressalta Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do curso de mestrado.