Como agasalhar o RN?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

As primeiras camadas devem ter tecidos leves e confortáveis e as últimas mais pesadas e aquecidas. Deixe sempre uma peça base de frio confortável, e adicione casacos, mantas, dupla camada de meia e até luvas caso necessário.

A recomendação para os pais é investir em pijamas bem quentinhos, principalmente aqueles com tecidos de flanelas. O ideal é evitar o uso de mantas, cobertores e edredons. Principalmente, em recém-nascidos ou até os seis meses de idade — já que essas peças aumentam o risco de sufocamento.

Coloque um body e uma calça mais frescos por baixo e um macacão mais quentinho por cima. Outra opção é colocar um body de manga comprida e uma calça quentinha e um casaco por cima. Assim, você pode tirar as peças à medida que o tempo esquenta e recolocá-las se o frio aumentar, mantendo sempre o bebê confortável.

Bebês pequenos, sobretudo os recém nascidos e prematuros, devem ficar com roupinha de manga comprida. Em dias quentes, em que um adulto deseja usar roupas frescas e leves, opte por um body sem manga ou de manga curta, e, por cima, coloque macacão de algodão fino, de manga comprida.

Mas como saber se o bebê está com frio dormindo? As orientações são basicamente as mesmas. Observe se o seu filho demonstra algum desconforto e toque delicadamente a barriga, o peito e a nuca. Lembre-se de que é natural a temperatura abaixar durante o sono, porém temperaturas abaixo de 36°C são um sinal de hipotermia.

Como saber se bebê tá com calor ou frio? O jeito mais indicado de perceber se ele está com frio é sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e não através do toque nas mãos e pezinhos, já que as extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro aniversário, de preferência a partir dos 18 meses de idade.

5 cuidados com o bebê no inverno

  1. Banho rápido e com temperatura ambiente. A hora do banho é um dos momentos únicos e mais aguardados pelos pais, por isso, muitas vezes, os banhos nos bebês costumam demorar. ...
  2. Alimentação saudável e muita hidratação. ...
  3. Use roupas quentes. ...
  4. Mantenha o quarto arejado. ...
  5. Proteja a pele do bebê

Escolha roupinhas em tecidos macios, simples, sem bordado e nada que possa machucar ou incomodar o bebê. Por exemplo: um macacão básico e simples de algodão. A escolha da roupinha também deve levar em consideração a temperatura. Se o bebê estiver agasalhado dermais, vai acordar várias vezes com calor.

A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional. Prefira tecidos mais pesados como Plush, Soft e Tricô Misto (50% algodão/50% acrílico). É recomendado usar body e culote 100% algodão por baixo dessas roupinhas, pois esse tipo de material pode causar alergia na pele do bebê.

Almofada de amamentação e absorvente de seios (O que o bebê mais usa nos primeiros meses: o que comprar para bebê de 1, 2 ou 3 meses) A almofada de amamentação é um item que pode trazer muito conforto, tanto para o bebê quanto para a mãe durante o momento da amamentação.

Recém-nascido
Geralmente, as roupas RN duram de 0 a 1 mês. Se o bebê for um pouco maior, elas podem durar apenas de 1 a 2 semanas.

“Mãos e pés frios não significam sempre que a criança está mal agasalhada, pois o bebê costuma ter as extremidades mais frias mesmo”, explica a neonatologista Dra. Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana. 5 – a temperatura está abaixo dos 35 graus.