Como achar empresas em meu nome?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 8 votos

1. Acesse o portal REDESIM. Para saber se tem empresa aberta no seu nome, você deve, primeiramente, acessar o portal REDESIM do governo federal. Essa rede é um conjunto de sistemas digitais de registro e legalização de empresas no país, abrangendo dados da União, estados e municípios.

Para saber se você tem CNPJ aberto consulte o serviço da Redesim. Entre com seu CPF e senha de acesso ao Gov.br e verifique no menu Minhas Empresas se existe algum CNPJ vinculado ao seu nome.

Acesse o Redesim;

  1. Acesse o Redesim;
  2. Escolha a opção “Consultas pessoa jurídica” e depois, “Minhas empresas”;
  3. Entre com seus dados de cadastro do site gov.br,
  4. Selecione a opção “Todos” no campo “Tipo de integrante”, “Todas” em “Situação cadastral” e clique no botão “Pesquisar”.

A consulta pode ser feita via Portal do Empreendedor, em que serão solicitadas as informações para a emissão do comprovante chamado Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI). O documento vai exibir o número do CNPJ e qual o status da empresa junto à Receita.

Basta acessar o Portal de Empresas e Negócios do Governo Federal, selecionar o Redesim e ir até a opção “Consulta Pessoa Jurídica”, depois clicar em “pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento”. Para prosseguir, faça um login ou cadastre o seu CPF para ter acesso à área do usuário.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Sim, com o CPF pode ser feita uma consulta no SPC e, nesta consulta constará que você é sócio de tal empresa. Também com o CPF e mais algumas informações é possível fazer a Pesquisa de Situação Fiscal na RFB.

Art. 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Essa busca pode ser feita no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), acessando o site https://www.spcbrasil.org.br, ou ainda no site da Receita Federal por meio da pesquisa de situação fiscal do sócio.

Consultar CNPJ de MEI pelo CPF
Abra o Portal do Empreendedor. Clique em “Já sou MEI”. Realize as consultas necessárias na página que abrirá, inclusive a situação do CNPJ do MEI. Clique em “Consulta de CNPJ cancelado”.