Como acabar com espinhas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Saiba como diminuir espinhas

  1. 1 – Limpe a pele com frequência. Só a água não é suficiente para fazer a limpeza correta. ...
  2. 2 – Faça limpeza de pele com um profissional. Essa ação serve para tratar cravos e espinhas, e evitar que eles apareçam. ...
  3. 3 – Use protetor solar. ...
  4. 4 – Experimente uma loção adstringente. ...
  5. 5 – Aplique tônicos.

Utilize esfoliante de pele 1 a 2 vezes por semana. Aposte em um sérum e máscara facial, que possuem ativos que auxiliam no combate à acne e à oleosidade. Opte por maquiagem oil free. Consuma alimentos que ajudam a diminuir a inflamação da pele, como o salmão, frutas, legumes e sementes de girassol.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne. Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

Confira receitas caseiras que ajudam a tratar espinhas:

  1. Chá de bardana. Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele. ...
  2. Chá de aroeira. Aplicar diariamente na pele uma loção caseira de aroeira (Schinus molle L.) ...
  3. Chá de ervas.

Embrulhe os cubos de gelo em um pano ou toalha limpa, pressione em cima da espinha por, em média, 5 minutos. Procure não deixar por muito tempo, 10 minutos é o máximo para deixar sob a pele.

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Uma das melhores propriedades do gelo é o anti-inflamatório que ajuda a reduzir e curar a acne, acalma a pele inflamada e minimiza o tamanho dos seus poros. Também reduz o excesso de produção de sebo, que é o principal culpado por trás da acne.

Fazer esfoliação da pele
Fazer esfoliação da pele de 1 a 2 vezes por semana ajuda a desobstruir os poros e manter a pele mais saudável e limpa, o que ajuda a acabar com as espinhas mais rapidamente e a evitar o surgimento de novas espinhas.

“Então, não. Quando você pega uma pasta de dente, que é para a mucosa, e usa na pele, você pode conseguir uma dermatite de contato, uma irritação e até uma hipercromia pós-residual, ou seja, uma hipercromia pela ação da pasta de dente, que é também pode dar reação peribucal”.

A dermatologista chama a água do mar de panaceia, ou seja, algo como um “remédio” ao qual é atribuído a capacidade de curar tudo. Porém, a acne pode acabar se beneficiando de seu efeito esfoliativo e de limpeza dos poros. “O sal pode, teoricamente, tirar a oleosidade e secar as espinhas”, esclareceu.

O que causa espinhas no rosto
Existem várias causas para o aparecimento de espinhas no rosto. Uma das principais é o aumento da produção de óleo na pele, que pode ser causado por flutuações hormonais, estresse, uso de certos medicamentos e até mesmo maus hábitos de cuidados com a pele.

Quais são os melhores remédios para acne?

  • Ácido salicílico.
  • Peróxido de benzoíla.
  • Retinoides: tretinoína e adapaleno.
  • Antibióticos: clindamicina e eritromicina, de preferência associados – no mesmo produto – aos retinóides ou peróxido de benzoíla.
  • Ácido azeláico.

Mito. Colocar gelo no rosto depois da limpeza de pele ou de espremer uma espinha pode dar a falsa sensação de uniformização do tom da pele, já que ele diminui a circulação sanguínea na região. Mas, cuidado: o gelo pode queimar a área ferida e, por causa da vasodilatação, deixar a pele ainda mais avermelhada.

Alimentos que podem agravar as acnes

  1. Álcool:
  2. Alimentos pobres em fibras: ...
  3. Alimentos ricos em gordura saturada: ...
  4. Leite e derivados: ...
  5. Alimentos rico em açúcar: ...

pode durar muito menos. Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou. Para secar uma espinha interna, primeiro precisamos desobstruir o orifício de saída do complexo pilosebáceo.

Espinhas podem ter diversas causas, e as principais e mais comuns a gente já conhece: distúrbios hormonais, poros entupidos por excesso de sebo, genética, fatores ambientais, e sim, até sua saúde mental pode interferir na sua pele, causando espinhas.