Como a educação pode acabar com a violência?

Perguntado por: lperalta9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Entre as ações prioritárias, segundo a pesquisadora, estão a constituição de canais de comunicação para escuta e acolhimento de vítimas e demais envolvidos nas situações de violência nas escolas, o desenho de estratégias abrangentes de registro de casos pela área da educação, o alinhamento conceitual (para distinguir ...

Mantenha um diálogo aberto com os alunos
A escola precisa ser reconhecida pelos alunos e seus familiares como um ambiente social seguro, por isso, mantenha canais de comunicação sempre abertos com os alunos e suas famílias.

Como a gestão escolar pode combater a violência nas escolas?

  1. 1 - Identificar precocemente. ...
  2. 2 - Incentivar o diálogo. ...
  3. 3 - Escutar e orientar. ...
  4. 4 - Observar para prevenir. ...
  5. 5 - Evitar o punitivismo. ...
  6. 6 - Cooperação família e escola. ...
  7. 7 - Atenção para a saúde mental.

A educação no combate à violência contra a mulher: escola também é lugar de transformação e eliminação das diferenças e conflitos sociais. Escola também é lugar de transformação e eliminação das diferenças e conflitos sociais. 2020.

Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção.

Várias são as coisas que podem ser feitas para que a violência seja diminuída no mundo, e a seguir analisaremos algumas delas:

  • Realização de projetos sociais;
  • Criação de instituto de estudos e pesquisas de segurança pública;
  • Desenvolvimento da inteligência criminal;
  • Desenvolvimento na tecnologia da informação.

Estudos elaborados pelo TCE e por professor do Ipea apontam uma relação inversa entre o crime e o ensino. Quanto maiores são as taxas de escolarização, menores são os registros de violência.

Prevenção: O educador deve trabalhar na prevenção da violência, criando um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam protegidos e respeitados. Isso pode incluir a promoção de valores como empatia, respeito, cooperação e resolução pacífica de conflitos.

Dentre as causas mais comuns, podemos destacar a falta de investimento na educação, a desigualdade social, a falta de estrutura física das escolas, a falta de segurança pública, o bullying e o cyberbullying, o uso de drogas, a influência da mídia e a ausência de valores éticos e morais.

Acreditando que uma nova geração, mais pacífica, é possível, o Programa Educar para a Paz é fundamentado em valores como a tolerância e a solidariedade, que devem ser estimulados entre os alunos, através do diálogo. O respeito e as relações de cooperação também precisam ser valorizados.

POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA
1) Realização de projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social. Abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda (principalmente aos jovens).

Buscar assegurar a implementação e cumprimento das leis para prevenir comportamentos violentos, reduzir o uso excessivo de álcool e limitar o acesso de jovens a armas. Reforçar normas e valores que promovam relações não violentas, respeitosas, acolhedoras, positivas e com equidade de gênero.

A pesquisa comprovou a influência da educação no comportamento dos alunos. Foi constatado no primeiro ensaio que, quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido. Para isso é necessário que a escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento.