Como a atenção é a percepção se relacionam?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Do ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.

A atenção pode ter como foco outras coisas, além dos estímulos sensoriais que chegam pelos sentidos. Ela pode dirigir-se para processos mentais, tais como as memórias, pensamentos, recordações, execução de cálculos mentais.

Falta de atenção prejudica a memória: Criando boas memórias!
Se preciso gravar uma informação, quanto mais concentração for dedicada, mais fielmente a informação será representada no cérebro, logo conseguirei lembrar mais facilmente.

O que é a percepção? A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.

A atenção é a capacidade que temos de focalizar um objeto ou grupo de objetos externos(sensoriais) ou internos(pensamentos) que aparecem aos nossos sentidos. Esse processo é indispensável para que os dados a serem salvos no banco de memórias sejam isolados e enviados ao processo de gravação.

A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas. Por sorte, a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado.

A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.

Habilidades como foco, memória, atenção e percepção auditiva começam com estímulos cerebrais, conectando algumas partes desse poderoso órgão. Para treinar essas habilidades, é preciso, porém, que a criança seja estimulada na idade certa, amadurecendo a sua capacidade adaptativa.

As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.

A partir desse pressuposto, a atenção focalizada surge como condição fundamental para a aprendizagem, pois, quanto maior o poder de manter o foco em determinado objeto, maiores as chances de sucesso infantil. Neste caso, o ato de prestar atenção fica associado aos processos recognitivos como sua condição indispensável.

A atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local. São recrutadas simultaneamente áreas límbicas, corticais e reticulares do encéfalo. Pode ser dividida em atenção espontânea ou vigilância e atenção voluntária ou tenacidade.

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

No córtex cerebral, em regiões específicas, ocorrem o conhecimento sobre o mundo externo e sobre o nosso próprio corpo.

Para conseguir a atenção de alguém, precisa ser despertado o seu interesse. A estabilidade é a duração do estímulo dominante. Neste item deve-se considerar que existem oscilantes, pois o mecanismo neurológico da atenção é inato e involuntário, mas a atenção não é inata e sim, treinável.

É o processo pelo qual o cérebro coleta e processa automaticamente dados sensoriais para formar percepções. A atenção ativa ou “de cima para baixo”, por outro lado, ocorre quando você se baseia em conhecimentos ou expectativas anteriores para se concentrar intencionalmente em algumas coisas e ignorar outras.