Até quando sacar o dinheiro esquecido?

Perguntado por: idias . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Este dinheiro está no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho) e foi transferido para o fundo em 2020. Agora, os valores que não forem sacados até 5 de agosto vão ser transferidos para o Tesouro Nacional e os interessados ainda poderão solicitá-los à União no prazo de até 5 anos.

Neste caso, os interessados terão até 5 anos para realizar uma nova solicitação de retirada para a União. Têm direito a receber as cotas pessoas que trabalharam com carteira assinada tanto na iniciativa privada quanto como servidor público, no período de 1971 a 1988 e que ainda não tenham feito o saque.

Afinal, o que acontece caso o dinheiro não seja sacado e continue esquecido? De acordo com o Banco Central, os recursos permanecem guardados pelas instituições até que, em algum momento, o resgate seja feito. Se isso não acontecer, o dinheiro vai continuar lá.

Para consultar e sacar as cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve consultar se tem saldo disponível no aplicativo do FGTS. A informação, segundo a Caixa, vai estar na tela principal do aplicativo do titular da conta.

Os valores podem ser solicitados no site valoresareceber.bcb.gov.br, do Banco Central. Na segunda rodada de liberações, o SVR paga mais de R$ 6 bilhões a 40,9 milhões de cidadãos. O resgate do dinheiro esquecido poderá ser feito a qualquer momento. É preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro.

As paralisações terminaram em 5 de julho de 2022, mas prejudicou o andamento das transferências. Os bancos terão que informar até janeiro de 2023 os valores a devolver. Os dados serão processados pelo Banco Central e disponibilizados aos usuários assim que o sistema for reaberto.

Para realizar o saque, é preciso ter conta na ferramenta Gov.br. É possível, inclusive, checar valores de pessoas falecidas, com acessos para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.

Para saber se tem direito ao benefício pelo PIS, o cidadão pode consultar o aplicativo Caixa Tem. Nele, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

De início, confira se o Banco24Horas oferece a opção de saque com QR Code; Em seguida, abra o aplicativo do seu banco, que também precisa ser compatível com QR Code; Digite o valor a ser sacado e clique no botão “QR Code”; Por fim, faça a leitura do código com a câmera do celular e saque o valor.

Tem direito à cota do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público entre 1971 e 1988 e que ainda não tenha retirado o dinheiro de sua cota.

É necessário que o cidadão tenha uma conta no site do governo e que ela seja de nível prata ou ouro. Após acessar o site e entrar na conta, o usuário terá 30 minutos para verificar as informações sobre o recebimento, a instituição que fará o pagamento e a conta escolhida para receber o montante.

Veja como consultar o PIS pelo CPF de 9 jeitos diferentes. Pela internet, basta acessar um dos seguintes sites ou aplicativos: Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, app FGTS, app Caixa Trabalhador, Portal CNIS, app Caixa Tem.

O Banco Central esclarece que as mensagens são falsas. De acordo como BC, o único site que o cidadão pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

Resgatar valores a receber

  1. Entrar em contato com a instituição responsável pelo valor e solicitar o recebimento diretamente com eles;
  2. Fazer a solicitação dentro do sistema. Para isso é necessário que a instituição tenha aderido a um Termo do Banco Central e que você possua chave Pix.