Português

Qual é o contrário de metáfora

A analogia também demanda atenção no uso. Ao contrário da metáfora, ela é mais objetiva e, para fazer sentido, necessita de uma explicação razoável e um bom entendimento das características que unem as duas ideias comparadas.

... Ler mais

Qual a importância do eufemismo

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

... Ler mais

O que é a figura de linguagem pleonasmo

O que é pleonasmo? O pleonasmo é a repetição de uma mesma ideia no enunciado pelo uso de palavras diferentes que trazem o mesmo sentido. Ele pode ser considerado uma figura de linguagem ou um vício de linguagem, a depender da intenção do enunciador ao produzir a repetição no discurso.

... Ler mais

Quantas são as figuras de linguagem

Figuras de palavras

  • Metáfora. A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo conectivo de comparação (como, tal qual) fica subentendido na frase. ...
  • Comparação. ...
  • Metonímia. ...
  • Catacrese. ...
  • Sinestesia. ...
  • Perífrase. ...
  • Hipérbole. ...
  • Eufemismo.
... Ler mais

Qual é o sinônimo de metáfora

8 sinônimos de metáfora para 1 sentido da palavra metáfora: Comparação implícita entre elementos: 1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

... Ler mais

Qual é a diferença entre metáfora e comparação

Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

... Ler mais

Qual é a função da metáfora

A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. Muitas vezes, atribuímos a alguma palavra um termo que não é comum a ela. Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.

... Ler mais

Tem crase antes de qualquer

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

... Ler mais

Quando usar e não usar a crase

5 dicas simples sobre o uso da crase

  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.
... Ler mais

Foi um ótimo baile a fantasia tem crase

Na frase `baile a fantasia´, como na frase `baile a rigor´, não há crase´. `A fantasia´ e `a rigor´ indicam qualidades intrínsecas desses bailes. Alguns vernaculistas condenam estas expressões e preferem usar a preposição de: `baile de fantasia´, `baile de rigor´ (como Estado de Direito).

... Ler mais

Quando usar crase em palavras no plural

A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

... Ler mais

Quando uma frase tem crase

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

... Ler mais

Como saber se é a ou a

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

... Ler mais

Faz bem a alma tem crase

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

... Ler mais

Que Deus abençoe a todas tem crase

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada.

... Ler mais

Como escrever de 8h às 12h

Na tua pergunta, quando escreves “DAS 8h”, fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: “DAS 8h ÀS 12h” — com acento indicativo de crase.

... Ler mais

Vai na academia ou vai a academia

Vai a (preposição) algum lugar + Vai a (artigo) academia = Vai a + a academia. Portanto, a frase correta tem crase e fica assim: Vou à academia.

... Ler mais

Quantas consoantes tem o nome Abelha

Resposta. Resposta: Três. Explicação: Pois a letra A e a letra E são vogais.

... Ler mais

Qual a ordem das consoantes

Há 19 letras consoantes: b, c, d, f, g, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z.

... Ler mais

Qual é a letra que vem antes das consoantes

Tem mais depois da publicidade ;) Assim, antes das outras consoantes, utilizamos a letra N. Vejamos alguns exemplos: cinto.

... Ler mais