Português

Qual é a diferença entre esta e estar

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

... Ler mais

Será às Ou será às

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

... Ler mais

Como escrever das 8 às 18 horas

Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever. Agora, outra coisa bem diferente é “de 8h a 18h”.

... Ler mais

Qual é o correto 24 horas ou 00 horas

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

... Ler mais

Qual é o certo consegui ou conseguir

As formas conseguir e consegui estão corretas e existem na língua portuguesa. São formas diferentes de conjugação do mesmo verbo: conseguir é a forma infinitiva e consegui é o verbo conjugado na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu consegui).

... Ler mais

Vai dar certo ou vai dar certo

Vamos, quero, vou e deve são os verbos auxiliares, que flexionam, e os outros, fazer, comprar, sair e chegar, no infinitivo, são os principais, que não podem flexionar. Vai dá certo, costumeiro na linguagem popular, portanto, foge à regra, razão por que não está correto.

... Ler mais

Poderia dar ou da

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

... Ler mais

É correto dizer vai ir

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).

... Ler mais

E podia ou poderia

Podia: podia refere-se a uma ação ocorrida no passado, mas que até o momento da fala não foi concluída. Se trata de um pretérito imperfeito. Poderia: nesse caso nos referimos a uma ação que acontecerá no futuro, mas depende de algo do passado. Portanto, é o caso de futuro do pretérito.

... Ler mais

Como se escreve vai vir almoçar

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir.

... Ler mais

O que quer dizer Cocotá e ranheta

O que significa cocó? O que significa ranheta? Agradeço a ajuda. O Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, editado pela Editorial Notícias, regist{#|r}a a expressão «Cocó, Ranheta e Facada (os três da vida airada)», com esta explicação: «Diz-se de três pessoas que andam sempre juntas

... Ler mais

Quando se usa mim e eu

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.

... Ler mais

Que seu dia seja ou seje

Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada. Seja é a forma conjugada do verbo ser no presente do subjuntivo, na 1.

... Ler mais

Como é que se escreve o nome seja

Seja é a forma correta de escrita da palavra.

... Ler mais

O que no meio da frase é junto ou separado

A expressão 'o que' é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.

... Ler mais

É necessário Como usar

Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”.

... Ler mais

Porque não forma correta

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

... Ler mais

Quais as doenças causadas por cocos

Doenças causadas por estafilococos

  • Infecções cutâneas. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite... ...
  • Pneumonia. ...
  • Endocardite. ...
  • Osteomielite. ...
  • Artrite infecciosa (séptica)
... Ler mais

Qual o formato dos cocos

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

... Ler mais

Vai ao show ou vai no show

Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

... Ler mais