Português

Como identificar os tipos de substantivos

Os substantivos primitivos, como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras. Exemplos: casa, folha, chuva. Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras. Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva).

... Ler mais

Como saber se é simples ou composto

Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.

... Ler mais

Qual é o significado do substantivo coletivo

Substantivos coletivos são substantivos comuns que, mesmo no singular, indicam um conjunto de seres da mesma espécie. Eles podem ser específicos, indeterminados ou numéricos. Qualquer substantivo que indique um grupo de seres da mesma espécie é um coletivo.

... Ler mais

O que é o que é substantivo derivado

Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo. Portanto, ele é derivado de um substantivo primitivo.

... Ler mais

Qual é a diferença entre substantivo simples e comum

Quais são as diferenças entre substantivo comum e substantivo próprio? Substantivo comum: não é capaz de diferenciar um ser ou uma coisa dentre outros de mesma espécie. Substantivo próprio: nomeia de maneira específica um ser ou uma coisa, destacando-o dos outros de mesma espécie por conta de seu nome.

... Ler mais

Como se classifica um substantivo

Os substantivos possuem a seguinte classificação: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.

... Ler mais

Qual é o substantivo próprio de pato

Substantivo

SingularPlural
Masculinopatopatos
Femininopatapatas
... Ler mais

Que tipo de substantivo é a palavra triste

Alegria, tristeza, formosura, probidade são substantivos abstratos; casa, mulher, jardim, homem são substantivos concretos."

... Ler mais

Onde ou aonde Recanto das Letras

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

... Ler mais

Onde é aonde 7 ano

O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.

... Ler mais

Onde ou aonde se situa o Morumbi

Morumbi é um distrito da cidade de São Paulo. Situado na zona oeste, apesar de comumente ser considerado zona sul, já que parte do bairro Morumbi, está localizado no distrito de Vila Andrade, este sim situado na Zona Sul.

... Ler mais

Como substituir a palavra onde

2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

... Ler mais

O que usar no lugar de onde na redação

Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar.

... Ler mais

Para que serve os 4 tipos de porquês

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

... Ler mais

É correto utilizar na qual

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

... Ler mais

Qual a diferença entre onde é aonde

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

... Ler mais

Onde se usa por

Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante, por aqui;por ali;por favor;por isso;por enquanto. Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,... pôr a mesa;pôr do sol;pôr a mão no bolso;pôr a culpa em você;pôr os pés no sofá.

... Ler mais

Tem vírgula antes ou depois de Porém

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

... Ler mais

Quando se usa o ponto e vírgula

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

... Ler mais

Por que depois da frase

Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?

... Ler mais