Maternidade

Pode acontecer de estar grávida e não sentir nada

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

... Ler mais

Qual a diferença de cólicas na gravidez ou menstruação

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

... Ler mais

É possível engravidar no mesmo dia da relação

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

... Ler mais

Dá para saber se está grávida pelo toque

Então, apesar de poder observar algumas alterações próprias da gravidez durante o exame vaginal, o ginecologista não pode dizer com certeza se você está grávida ou não pelo toque. Ginecologista realizando exame de toque vaginal.

... Ler mais

Qual a primeira coisa que muda no corpo de uma grávida

Entre as mudanças no corpo das gestantes, as de paladar e olfato são frequentes, principalmente no primeiro trimestre. Algumas grávidas passam a ter aversão a alimentos que gostavam ou a adorar alimentos que, antes, não toleravam.

... Ler mais

O que acontece se tomar a pílula do dia seguinte estando grávida

Uma vez que gravidez esteja estabelecida, a pílula não é capaz de interrompê-la e, mesmo que a mulher tome o remédio, o embrião não sofrerá nenhuma consequência. O ideal é buscar sempre a ajuda médica e contar tudo desde o começo, para que ele possa te auxiliar em todas as fases que passará daqui para frente.

... Ler mais

Como fazer o teste da caneta

Como usar

  1. Retire a tampa do teste e coloque a caneta na urina acondicionada em um recipiente por 10 segundos;
  2. Coloque a tampa novamente;
  3. Aguarde 5 minutos para ler o resultado.
... Ler mais

Quando o teste de farmácia pode dar falso negativo

O teste de farmácia pode dar falso negativo, sim. Se a gestação tiver muito recente e ainda tiver poucos hormônios HCG produzido o teste pode não detectar a presença suficiente e sair um resultado negativo. Por isso, aconselha-se realizar esse teste na primeira urina da manhã, porque a urina está mais concentrada.

... Ler mais

Como saber se estou perdendo proteína na urina na gravidez

A grávida com eclampsia quase sempre apresenta perda de proteína na urina, chamada proteinúria. Caso a paciente apresente pressão alta associada a múltiplos sintomas como dor de cabeça, visão embaçada e alterações no exame de sangue a proteinúria pode não ser dispensada para o diagnostico.

... Ler mais

O que se sente quando a pressão está alta

Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.

... Ler mais

É perigoso dormir com a pressão alta

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

... Ler mais

Como é a dor de pressão alta

A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.

... Ler mais

Como é a dor de cabeça de pré-eclâmpsia

Dentre as características fundamentais da cefaléia presentes em gestantes com o diagnóstico de pré-eclâmpsia, temos uma dor de intensidade moderada a intensa, constante, pulsátil e holo-cefálica (ou seja, difusa pela cabeça).

... Ler mais

Porque grávida tem que tomar AAS

A aspirina (AAS) reduz a incidência de pré-eclâmpsia precoce (antes de 34 semanas) em 62% em gestantes de alto risco. A pré-eclâmpsia é um distúrbio multissistêmico grave que complica 2% a 4% das gestações e é responsável por mais de 70 mil mortes maternas e 500.000 mortes fetais no mundo todos os anos.

... Ler mais

Qual fruta ajuda a baixar a pressão arterial

Frutas cítricas, incluindo toranja, laranja e limão, podem ter efeitos poderosos na redução da pressão arterial. Elas são ricas em vitaminas, minerais e compostos de plantas que podem ajudar a manter seu coração saudável, reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como hipertensão.

... Ler mais

Quem tem risco de eclâmpsia

O risco de desenvolvimento da pré-eclâmpsia é de 2 a 3 vezes maior em pacientes portadoras de hipertensão arterial, diabetes e doenças renais pré-gestacionais, e também aumentado em gestações múltiplas, idade maternal avançada, e obesidade.

... Ler mais

Quem tem pressão alta têm que fazer cesária

Quando a pressão permanece controlada, sem sinais de complicações, a gestação poderá seguir até a 40ª semana, quando é indicado interrompê-la. É válido ressaltar que a hipertensão na gravidez não é um indicativo de cesariana e é possível induzir o parto normal se for necessário.

... Ler mais

É possível ter pré-eclâmpsia com a pressão baixa

"É um sinal de que a formação da placenta ocorreu de maneira adequada, o que é bom indicativo em relação aos riscos para a pré-eclâmpsia", aponta Pupo. Vale dizer que pressão baixa pode, sim, ser um dos sintomas de um quadro mais sério, como infecção generalizada ou sangramento importante, que leve a uma hipotensão.

... Ler mais

Qual o primeiro sinal da fecundação

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

... Ler mais

Quanto tempo leva para se formar um feto

Ao final da 8.ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

... Ler mais