Qual a diferença de cólicas na gravidez ou menstruação?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Como são as cólicas no início da gravidez? No primeiro trimestre de gestação, as cólicas geralmente são leves e ocasionais, não necessitando, na maioria das vezes, de tratamento medicamentoso.

As cólicas podem ocorrer antes da menstruação e durante, sendo que esse incômodo é tido como comum. Vale evidenciar que cólica incapacitante e prolongada demanda atenção e avaliação por um ginecologista. Na gestação, as cólicas também podem ocorrer, mas são mais comuns no primeiro trimestre gestacional.

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativo de que o período menstrual está próximo.

sangramento abundante, junto com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen; duas ou três contrações no intervalo de 10 minutos, sobretudo antes que se complete 37 semanas de gestação.

3. Cólicas ou dor abdominal. Frequência: comum. Quando surge: entre a 4ª e 5ª semana.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

5 primeiros sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

  1. Tontura e sono excessivo. Tonturas frequentes e sonolência excessiva estão entre os primeiros sinais de gravidez antes do atraso menstrual. ...
  2. Náuseas e vômitos. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Alterações de humor. ...
  5. Aumento da frequência urinária.

Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

A dor costuma ser do tipo cólica ou ser uma dor surda e constante, mas também pode ser em pontada ou latejante e, geralmente, começa alguns dias antes da menstruação e desaparece após dois ou três dias.

Sim, qualquer mulher pode ter uma secreção vaginal diária e isso é normal. Essa secreção varia de acordo com a época do ciclo, por exemplo, se ela não estiver tomando pílula, no meio do ciclo menstrual vai observar um corrimento semelhante a “clara de ovo, pegajoso e transparente, que é o corrimento da ovulação.

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.