Como é a barriga de grávida no início?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases. Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação.

5A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, o “pé de barriga”, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. 6A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Pode aparecer uma linea nigra na barriga.

A barriga fica dura nas primeiras semanas de gravidez? A mulher pode ter a sensação de barriga dura durante as primeiras semanas de gestação, entretanto, ainda não é o útero com o embrião que causa essa sensação.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

No primeiro mês a gestante não percebe que está grávida. Os sintomas são parecidos com a TPM, porém, mais intensos. Nesta época acontece a liberação de um hormônio chamado HCG e a interrupção da menstruação. É muito comum sentir dores nas mamas e dores abdominais.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Quem já passou pelo processo gestacional, uma ou mais vezes, pode notar o crescimento da barriga bem mais cedo. Isso porque, após a primeira gravidez, tanto o útero quanto os músculos abdominais passam por um afrouxamento e se expandem com maior facilidade.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Outros sintomas da gravidez

  • Inchaço. O inchaço no início da gravidez é causado por alterações hormonais, que podem fazer você se sentir inchada.
  • Dores nas costas e dores de cabeça. Dores nas costas e dores de cabeça são bastante comuns em mulheres grávidas.
  • Constipação. ...
  • Escurecimento das aréolas. ...
  • Congestão nasal.

A hérnia abdominal é um dos problemas de saúde mais comuns e ocorre quando um órgão “invade” um local indevido, causando um caroço na barriga. Dependendo do tamanho, pode ou não apresentar dores e sinais no corpo. É corrigida em cirurgias e tende a não aparecer mais.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.