Conhecimento Geral

O que devemos fazer para respeitar as diferenças religiosas

Aprendendo a respeitar as diferenças

  1. Entenda que sua verdade diz respeito somente a você Algumas pessoas têm tanta necessidade de ter razão e, por isso, encontram muita dificuldade para aceitar diferentes opiniões. ...
  2. Não entre em conflito. ...
  3. Tenha flexibilidade. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.
... Ler mais

O que é respeitar a diversidade religiosa

Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.

... Ler mais

O que devemos fazer para respeitar as diferenças dos outros

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  1. Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  2. Aprenda a ouvir. ...
  3. Resolva seus problemas com diálogo. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Trate as pessoas como quer ser tratado.
... Ler mais

Como surgiu o Dia da intolerância religiosa

O dia 21 de janeiro marca o “Dia Mundial da Religião”. A data foi proposta pela Assembleia Espiritual Nacional formada pelos Bahá ís, religião fundada por Bahá 'u´Ilá, na região da Pérsia, com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito.

... Ler mais

Por que as pessoas são intolerante

“A intolerância pode ser um sintoma de pessoas que não agem com compreensão, além também de indicar questões reprimidas do inconsciente! Fatores de criação, culturais e mesmo de amizades, podem contribuir para uma pessoa desenvolver um comportamento intolerante”, disse.

... Ler mais

Por que é importante ter tolerância

Exercitar a tolerância permite-nos ver as situações numa outra perspetiva. Evitando que nos precipitemos diante de situações de forma irrefletida. Há que desenvolver a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Procurando assim compreender e aceitar as diferenças em relação ao outro.

... Ler mais

O que foi a camisa preta

Entenda o motivo! A camisa preta é uma ação em combate ao racismo em protesto aos episódios envolvendo Vinícius Júnior, do Real Madrid, em jogos do Campeonato Espanhol neste ano. O brasileiro foi alvo de ofensas racistas em várias partidas. O modelo é preto, com escudo da CBF, números e nomes em amarelo.

... Ler mais

Como trabalhar o fascismo na sala de aula

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É importante que todos os estudantes tenham de forma clara, o que se espera da aula e onde chegarão, ao fim dela.

... Ler mais

Quem o fascismo matava

Benito Mussolini

Esse era o slogan fascista, regime político autoritário que perseguia, prendia e matava qualquer pessoa que pensasse diferente do que pregava seu líder, Benito Mussolini, ditador italiano, que se manteve no poder de 1925 a 1943, quando foi destituído e se suicidou.

... Ler mais

Quais foram os principais inimigos do fascismo

Como toda vítima tem um algoz, o fascismo aponta um inimigo que deve ser exterminado. No caso do nazismo – forma histórica mais conhecida do fascismo – a vítima eram os alemães brancos e a lista de inimigos era longa, incluindo comunistas, negros, homossexuais, ciganos e judeus.

... Ler mais

Quem apoiou o fascismo

Um dos grupos que mais deram apoio aos fascistas nesse começo da década de 1920 foi o dos liberais, porque eles identificaram que os fascistas eram os únicos capazes de deter o avanço dos socialistas pela Itália.

... Ler mais

Qual a conclusão do fascismo

O fascismo terminou com a derrota na Segunda Guerra Mundial da Alemanha, Itália e Japão, três países que adotavam uma forma estatal fascista.

... Ler mais

Qual era o objetivo do Mussolini

Mussolini queria que a Itália se juntasse à guerra – enfrentando-se com o Partido Socialista Italiano, que o expulsou devido à sua defesa pró-guerra. Em resposta, ele formou seu próprio movimento político, os Fasces de Ação Revolucionária, com o objetivo de encorajar a entrada na guerra.

... Ler mais

Quem liderou o fascismo no Brasil

O fascismo no Brasil teve como representante Plínio Salgado (1895-1975) fundador da Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932. Salgado adotou um lema em tupi-guarani "Anauê", a letra grega "sigma" como símbolo e vestiu seus simpatizantes de camisas-verdes.

... Ler mais

Como funciona uma república democrática

Uma república democrática é uma forma de governo que opera em princípios adotados de uma república e uma democracia. Como um cruzamento entre dois sistemas totalmente separados, as repúblicas democráticas podem funcionar com base em princípios compartilhados por ambas as repúblicas e democracias.

... Ler mais

Quais os dois tipos de democracia no Brasil

A democracia direta e a democracia indireta expõem as mudanças e limitações do sistema representativo. Ao nos depararmos com o termo “democracia”, muitos logo apontam esse tipo de governo como sendo aquele que se guia por meio da vontade do povo.

... Ler mais

Como funciona a democracia indireta no Brasil

O Brasil é adepto da democracia representativa (também chamada de indireta ou semidireta). Assim, o povo escolhe representantes, que exercem mandatos para efetuar as vontades e anseios da população.

... Ler mais

Qual país apoiou a ditadura no Brasil

Os Estados Unidos apoiaram os setores que organizavam um golpe de estado contra o presidente João Goulart, que fora democraticamente eleito como vice-presidente do Jânio Quadros. Goulart procurava impulsionar o nacionalismo trabalhista através das reformas de base.

... Ler mais

O que é um político ditador

No sentido moderno, refere-se a um governante absoluto ou autocrático que assume solitariamente o poder sobre o Estado (apesar de o termo não ser aplicado a monarquias absolutistas).

... Ler mais

Como explicar a ditadura

Ditadura é um regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população.

... Ler mais