Qual país apoiou a ditadura no Brasil?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os Estados Unidos apoiaram os setores que organizavam um golpe de estado contra o presidente João Goulart, que fora democraticamente eleito como vice-presidente do Jânio Quadros. Goulart procurava impulsionar o nacionalismo trabalhista através das reformas de base.

Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe. Apoiados por: Estados Unidos.

Diferentes países do continente americano, como o Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Guatemala, República Dominicana, entre outros, contaram com ditaduras conservadoras conduzidas em sua maioria por militares. A implantação delas está diretamente associada com o cenário de disputas da Guerra Fria.

Além disso, uma missão estadunidense chegou ao Brasil em 1948 e ficou até 1960, com o objetivo de auxiliar os oficiais militares alinhados a construírem sua hegemonia dentro da organização militar e junto da elite civil conservadora em torno do binômio desenvolvimento capitalista e segurança nacional.

A escala da democracia

DitaduraAutocracia eleitoralDemocracia falha
ChinaIraqueBrasil
Coreia do NorteVenezuelaÁustria
Arábia SauditaAngolaArgentina
IêmenEgitoÁfrica do Sul

O Golpe de Estado de 11 de abril de 2002, foi uma tentativa de derrubar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que foi preso em 12 de abril de 2002 e inicialmente levado para o Forte Tiuna, localizado no sul de Caracas. Nesse mesmo dia, o empresário Pedro Carmona autodeclarou-se como presidente interino.

Os principais motivos do golpe foram econômicos. Um presidente cujas propostas ameaçavam privilégios de classe precisava ser detido pela elite. Foi o que aconteceu. A partir de então, instalou-se um regime que muitos historiadores chamam de complexo burguês-militar.

O golpe militar de 31 de março de 1964 tinha como objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista. O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961.

Em agosto de 1959 o ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo, com apoio dos Estados Unidos, ordenou a primeira invasão a Cuba, através da Legião Anticomunista do Caribe, que terminou em um fracasso. Estados Unidos, em segredo oficial, impulsionou a organização de grupos guerrilheiros anticastristas.

Os principais grupos armados durante a ditadura no Brasil foram: Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR- Palmares) e Ação Libertadora Nacional (ALN).

Resposta. Resposta: A) Os grupos que apoiaram o golpe militar no Brasil partiram da sociedade civil, e grupos como a Igreja Católica, a marcha da família, a Ordem dos Advogados do Brasil, cias de televisão e outros movimentos organizados se reuniram em massa.

Na época moderna, o primeiro ditador militar foi Napoleão Bonaparte quando se proclamou Primeiro-Cônsul da França, após o Golpe do 18 de Brumário. Desta maneira, o poder civil passou a ser exercido por um general que concentrava todos os poderes na sua pessoa.

China. A “República Popular da China” tem um dos governos mais autoritários do mundo.

A história da república brasileira teve dois momentos de ditadura: o Estado Novo (1937-1945) e o Regime Militar (1964-1985).

Em 2009, ano de ouro para a democracia no mundo, havia 44 países que se enquadravam como democráticos. Em 2022, este número caiu para 32, enquanto, na outra ponta, o número de governos ditatoriais saltou para 33. Entre eles estão China, Irã, Haiti e Síria.