Tem pena de morte no Catar?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Já em outros cinco países - Afeganistão, Catar, Emirados Árabes Unidos, Paquistão e Somália - a pena de morte é possível devido à interpretação da sharia, ou lei islâmica, mas não é uma determinação legal absoluta e pode ser contestada, segundo o relatório "Homofobia de Estado", da Associação Internacional de Pessoas ...

O Catar mantém a pena de morte, principalmente para espionagem, ou outras ameaças contra a segurança nacional. Apostasia, relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e blasfêmia também são considerados crimes capitais, mas não houve aplicações registradas da pena de morte para estas acusações.

De acordo com a lei do Qatar, o crime de furto é punido com pena de prisão que pode chegar até aos sete anos.

Mais de 90 países mantêm a pena de morte para crimes comuns, incluindo Estados Unidos, Bielorrússia, China, Cuba, Egito, Índia, Indonésia, Jamaica, Japão, Líbano, Nigéria, Sudão, Uganda, Tailândia ou Zimbabué.

Andar com ombros e joelhos a mostra, consumir bebidas alcoólicas fora de zonas delimitadas e tirar fotos de prédios do governo, por exemplo, são práticas proibidas no Catar.

O Catar é um país de trânsito e destino para homens e mulheres sujeitos a tráfico humano, especificamente trabalho forçado e, em muito menor grau, prostituição forçada.

As sentenças impostas no Catar por posse, uso, ou tráfico de drogas são muito severas, incluindo longas penas de prisão, pesadas multas e expulsão do território, no caso de estrangeiros.

Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

Vale lembrar que relacionamentos homoafetivos são proibidos no Qatar, mas o andar de mãos dadas desses homens é cultural e não não remete a isso. “É sinal de respeito, amizade muito forte.

TEERÃ - Um iraniano condenado por roubo teve a mão cortada em uma cadeia em Yazd, em frente a outros presos, informou neste domingo uma rádio estatal local. A punição indica que esta prática pode estar sendo retomada no país. A amputação é permitida pela lei islâmica, mas tem sido pouco usada nos últimos anos no Irã.

Atualmente, a pena de morte pode ser aplicável no Brasil apenas para crimes militares como traição, assassinato, genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e terrorismo durante guerra. O único método permitido por lei é a morte por pelotão de fuzilamento.