Como o povo do Qatar se veste?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Vestimentas tradicionais chamam a atenção no país da Copa do Mundo de 2022. No Catar, os homens podem usar roupas comuns, mas a grande maioria circula com o dishdasha, espécie de túnica que cobre o corpo todo, em geral na cor branca.

Nas ruas de Doha, capital do país, turistas se sentem à vontade para vestir o que querem durante o Mundial. Mini shorts, saias acima do joelho, vestidos de alça e regatas se tornaram roupas comuns, um contraste às longas túnicas, acompanhadas dos hijabs e niqabs usados pelas mulheres islâmicas.

Nada de bermuda social, tênis ou sapatênis. Calça, camisa ou polo e um bom sapato. A mulher deve seguir a mesma linha formal, não esquecendo de evitar decotes, transparências, vestidos ou blusas que revelem as costas e saias e vestidos com comprimento um pouco abaixo dos joelhos. Há praias públicas e privadas no Catar.

Como se vestir se for para a Copa do Mundo Catar 2022
Roupas que são decotadas ou mostram ombros ou joelhos podem causar problemas às mulheres que visitam este país. Evite usar tops ou vestidos com decotes profundos. Você deve garantir que as roupas que você veste não tenham ombros nus.

O traje típico dos homens é uma túnica branca com uma espécie de turbante, ao estilo beduíno. Aliás, a população eles também usa dromedários, que são fortes e ágeis e servem de meio de transporte até para forças oficiais. Já as mulheres usam preto.

Há regras e rígidas restrições para se frequentar uma das mais tradicionais e culturais praias do Catar. Na chegada, o segurança avisa: nada de fotos. Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos.

Você não pode entrar no país com bebidas alcoólicas, itens com carne de porco, itens religiosos, drogas e pornografia, por exemplo. Falta de educação em qualquer lugar do mundo, no Catar é crime jogar lixo na rua.

No Qatar não é bem visto usar roupas que mostram demais o corpo, como shorts ou regatas. O recomendado para homens e mulheres é vestir peças que cobrem ombros e joelhos.

Também chamada de kandoora, thobe ou dishdasha, é a vestimenta do homem árabe, uma túnica feita de algodão, com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo, é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito.

Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.