Tem miojo na Itália?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Nissin - Na Itália, as mammas comem Miojo no maior estilo tradicional, de garfo e colher.

Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, fácil de armazenar e acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país.

Momofuku Ando

Tempero em pó: tempero sabor carne*, cebola em pó*, alho em pó*, carne bovina em pó, salsa triturada*, cacau em pó, antiumectante dióxido silício, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico, corante caramelo III e aromatizantes. *Alimentos tratados por irradiação.

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, sal, reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio, estabilizantes tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico e corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.

* O país que mais consome macarrão instantâneo é a China, com o consumo de 44,2 bilhões de porções por ano.

Os itens de cobertura desse prato até podem variar, mas a base é sempre a mesma: macarrão feito de farinha de trigo e um caldo bem quente com sabor forte e nutritivo. O nome também recebe uma variação. Enquanto os brasileiros e chineses chamam de lámen, os japoneses e os americanos falam rámen.

#1. Nissin. É impossível falarmos de miojo, sem citarmos a Nissin, não é? A marca foi fundada em 1948, em Osaka, no Japão e era presidida por Momofuko Ando, o criador do macarrão instantâneo (miojo).

É também na China que foi inventado um jeito especial de consumir macarrão, em que a massa é servida junto com um caldo salgado que leva legumes, verduras e proteína. Esse prato foi batizado de lamian. Mas a gente conhece hoje como lámen.

O nome dele em mandarim é miàntiáo 面條.
Claro que os noodles com massa fresca também estão a venda em supermercados, nas bancas de comida de rua e em restaurantes diversos. Tem noodle para todos os gostos e todos os bolsos na China, mas a titulo de curiosidade, vamos focar nos macarrões instantâneos.

O miojo é feito com um tubérculo, o “konjac”, muito usado pelos orientais. Na verdade o macarrão contém 97% de água e apenas 3% de fibras, na forma de uma substância chamada de glucomanan. O alimento, além de pouco calórico, também ajuda a reduzir colesterol, glicose, triglicérides e pressão alta.

O Nissin Lámen, conhecido popularmente como miojo, recebeu o Selo Vegano - programa de certificação de produtos criado em 2013 e gerenciado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) -- e a partir de agora, estará na embalagem do produto no sabor legumes.

De acordo com o The Huffington Post, o sabor frango (da Nissin americana) inclui gordura de frango desidratada, da mesma forma que o sabor carne também tem gordura bovina em pó.

2 . Versão integral é melhor. Algumas marcas apresentam uma versão integral do miojo, que tradicionalmente é feito apenas com farinha branca. A presença de farinha integral deixa o macarrão um pouco mais saudável – principalmente se não utilizar o tempero.