Tem gelo na Lua da Terra?

Perguntado por: uvieira9 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

A camada de gelo que compõe a superfície da lua tem entre 16 e 24 quilômetros de espessura, e o oceano sobre o qual ela provavelmente fica é estimado em 64 a 161 quilômetros de profundidade.

Mas, de acordo com a Nasa, a Lua pode ter muito mais água congelada, uma vez que os espectrômetros a bordo tanto da Chandrayaan-1 como da Lunar Prospector são capazes de fazer medições em profundidades menos de 1 metro.

As descobertas se baseiam em pesquisas da Nasa que sugerem que a água está presente no lado da Lua iluminado pelo Sol.

Um estudo publicado na revista Nature revelou que a superfície da Lua é cheia de pequenas gotículas de vidro que contém água. O líquido, que somaria cerca de 270 bilhões de toneladas, poderia ser extraído para utilização em missões futuras.

Lá não dá pra respirar porque não tem atmosfera. Explicação: O ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio (fórmula química do gás nitrogênio: N2) e oxigênio (O2). Em todas as épocas a fantasia humana foi arrebatada pela lua.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Qualquer pessoa! “A lua controla as marés do oceano e nós somos feitos de 60% de água. Isso significa que ela tem um grande efeito sobre nós. Portanto, qualquer um pode e deve se favorecer dos benefícios da água da lua”.

CABO CANAVERAL, FLÓRIDA - Cientistas descobriram uma nova e renovável fonte de água na Lua após a análise de amostras trazidas por missão chinesa em 2020. A água estava incrustada em pequenas esferas de vidro formadas em meio à “sujeira lunar” provocada por impactos de meteoritos.

Caso o Sol, Lua e a Terra estejam alinhados, a soma das forças gravitacionais se multiplicarão e então a maré alta acontecerá. No entanto, quando a Terra, Lua e o Sol formam um ângulo reto, as forças gravitacionais se neutralizarão e como resultado obtém-se a maré baixa.

Schultz destacou, em seu estudo, que as missões Apolo, realizadas décadas atrás, já haviam encontrado não apenas vestígios de prata, mas também ouro, na face da Lua voltada para a Terra. Mas a descoberta de prata na cratera Cabeus sugere que átomos de prata de toda a Lua migraram para os polos.