Tem como eu ver meu hímen?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Por meio de um exame ginecológico, o médico pode observar se o hímen já foi ou não rompido.

O rompimento do hímen pode ou não provocar sangramentos. Nem sempre tem como saber se o hímen já foi rompido, porque tem menina que não sente esse rompimento. E se sangrar um pouquinho, tá tudo bem, também pode acontecer. Agora, se você notar um sangramento intenso, aí vale fazer uma visita ao ginecologista.

Não é tão fácil visualizar sua estrutura, porém, um(a) ginecologista consegue ver a membrana fina através do exame ginecológico. O bodião-limpador (Labroides dimidiatus) pode ter a habilidade de se reconhecer em um espelho, o que levanta muitas questões sobre inteligência animal e autoconsciência.

A passagem de sangue acontece pois o hímen tem um ou mais buracos para deixar o fluxo passar naturalmente. Normalmente, o hímen parece uma rosquinha e tem um grande buraco que pode caber um ou dois dedos. Às vezes, o buraco é tão pequeno que um absorvente não cabe.

Para romper o hímen normalmente é necessário algo muito maior e mais grosso do que 1 e 2 dedos ou ainda um absorvente interno, mesmo que seja o de tamanho maior.

Depois da ruptura, o hímen não se reconstitui novamente. Ou seja, uma vez que perde a membrana, a mulher ficará sem essa membrana. A vagina é composta por músculos que são elásticos e podem se adaptar com o alargamento e abertura durante a relação sexual, bem como com o relaxamento e fechamento em momentos sem relação.

Além dessas informações, é importante saber que a membrana não possui terminações nervosas, ou seja, não dói. Contudo, existem vasos sanguíneos na região que são responsáveis pelo sangramento durante o rompimento do hímen. Mas vale ressaltar: isso não é uma regra, já que é possível rompê-lo sem que haja sangramento.

A aparência do hímen neonatal é predominantemente anular (circunferencial) ou fimbriado (redundante).

O tipo mais comum, presente na maioria das mulheres, é o hímen anular. “Ele vai se acomodando e se rompendo conforme acontece a penetração, podendo sangrar um pouco e provocar certa dor em algumas mulheres ”, explica a ginecologista, obstetra e terapeuta sexual.

Anular:este é o tipo de hímen mais comum. Ele tem formato de anel, como o próprio nome diz, e possui um furinho no meio, por onde passa o sangue de menstruação. Em geral, durante a primeira relação sexual com penetração, ele se expande e rompe. Em alguns casos, sangra um pouquinho quando isso acontece.

O hímen é uma membrana muito fina presente na entrada da vagina, com um pequeno orifício no centro. É através desse orifício que o absorvente interno deve ser colocado.

Após a primeira relação sexual com penetração vaginal costuma ocorrer sangramento devido ao rompimento do hímen, a pequena pele localizada na entrada da vagina das mulheres que nunca tiveram penetração vaginal. Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.

O hímen pode ser rompido de várias maneiras. A atividade sexual (incluindo penetração, sexo oral, sexo com os dedos e a masturbação) pode romper o hímen, sim, mas a inserção de um absorvente interno ou mesmo exercícios também podem. Também é importante notar que você pode romper o hímen mesmo sem saber.

4. O que fazer para romper um hímen complacente? Apesar da elasticidade do tecido, todo hímen pode ser rompido, mesmo que seja complacente. Assim, é aconselhado manter as relações sexuais e assim haver o rompimento do hímen de forma natural.