Quanto tempo leva para curar a mágoa?

Perguntado por: galencastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Quanto tempo leva para passar uma mágoa? A mágoa é um sentimento extremamente subjetivo, ou seja, é muito difícil estabelecer o tempo certo para a sua cura. É delicado criar esse prazo, pois depende muito da energia que você irá gastar para se livrar disso e da ajuda que irá buscar também.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

O que é Mágoa:
Quando se diz que determinada pessoa “guarda mágoa” de uma situação ou indivíduo, significa que existe uma mistura de sentimentos que varia entre o rancor, a raiva e a tristeza. Normalmente, a mágoa é fruto de uma grande decepção.

Variações do humor - Quem tem ódio e rancor fica remoendo as situações a todo momento e este ressentimento pode causar o que chamamos de transtorno do estresse pós-traumático (TEPD). Se não for diagnosticado corretamente, pode provocar variações de humor, ansiedade e até transtorno de personalidade.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A mágoa é uma emoção que faz parte da existência humana. Todos nós em algum momento da vida a sentiremos, seja por algo violento que pode gerar um trauma ou desentendimentos do passado que nos parecem difíceis de serem geridos e/ou esquecidos.

Quem não perdoa torna-se prisioneiro da ofensa, das lembranças e de cadeias de amargura e ressentimento. Oração: orem juntos agora mesmo, cada um confessando diante de Deus se há alguma raiz de amargura perturbando a sua vida.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

Outros estudos também apontam que a falta de perdão pode desencadear em sérias doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão, reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e até câncer. A falta de perdão nos faz sentir torturados.

Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia.

Raiz de Amargura não tem nenhum significado relacionado com mágoa, angústia, ou rancor gerado por falta de perdão ao próximo, mas significa o padrão de pensamento que posso pecar e depois é só pedir perdão que Deus me perdoa.