Sou brasileira e tenho cidadania italiana?

Perguntado por: iguimaraes9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Portanto, brasileiros que têm direito à cidadania italiana por descendência não correm risco de perder nacionalidade brasileira. Porém, diferente da Itália, há também alguns países onde não é possível exercer deveres, usufruir de direitos ou mesmo permanecer no território sem que o estrageiro se naturalize.

Morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia. Acesso ao espaço Schengen. Estudar na Europa. Acesso à saúde pública e gratuita italiana.

Para conseguir o reconhecimento da cidadania italiana você não precisa perder ou abdicar da brasileira. Isso acontece pois ambos países permitem que seus cidadãos tenham mais de uma cidadania. O que não é o caso da Holanda, por exemplo.

Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, existem no nosso país cerca de 25 milhões de ítalo-brasileiros, o que faz do Brasil o país com maior número de italianos depois da Itália.

Sim, se você possui dupla cidadania, geralmente é necessário viajar com os dois passaportes (apesar de talvez não ser necessário apresentar ambos).

1º – JAPÃO. Pelo segundo ano consecutivo, o Japão possui o passaporte mais valioso do mundo! Ele te proporciona livre acesso a 193 países, porém curiosamente é uma das nações que não permite que seus cidadãos tenham mais de uma nacionalidade.

Agora, para morar nos ... O passaporte italiano te permite a entrada no EUA sem visto, é necessário apenas o ESTA (espécie de permissão). Te dá direito à 3 meses como ... O passaporte italiano vem associado com as vantagens da cidadania italiana, uma delas é a facilidade para entrar legalmente nos EUA!

Quem possui passaporte europeu não precisa de visto para visitar os Estados Unidos da América por até 90 (noventa) dias, sendo necessário apenas preencher o ESTA, como será explicado adiante.

E entre os locais que não permitem a dupla nacionalidade estão: Afeganistão, África do Sul, Andorra, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrein, Bielorrússia, Birmânia, Butão, Brunei, Camarões, Cazaquistão, China, Coreia do Norte, República do Congo, República Democrática do Congo, Cuba.

Não existe um limite definido internacionalmente de quantas cidadanias uma pessoa pode ter. Vale lembrar que a legislação de cada país especifica os critérios e restrições para solicitação de cidadania.

1) Apesar de ser brasileiro(a), posso entrar e sair do Brasil com passaporte estrangeiro? Sim. Para entrar e sair do Brasil, é preciso estar de posse de DOCUMENTO DE VIAGEM VÁLIDO.

Bateu a dúvida, né? Então vou esclarecer isso. De um modo geral, e se tudo estiver normal na vida de uma pessoa, todo cidadão tem o direito e o dever de possuir um passaporte do país do qual é compatriota.

Cidadania italiana:
O processo de formalização acontece após conclusão do processo julgado. Já no passaporte italiano, acontece que ele é como um documento, assim como nosso famoso RG aqui no Brasil, ele não altera a nacionalidade da pessoa que o têm.

Tenho dupla nacionalidade, mas meu passaporte brasileiro venceu. Como fazer para entrar e sair do Brasil? Nesse caso, você deve apresentar o seu passaporte estrangeiro e também um documento brasileiro, como o próprio passaporte vencido (ou outro documento brasileiro).