São Tomás de Aquino pensamento político?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para Aquino, como para Aristóteles, o homem é um animal social e político: a família é a primeira associação, e o Estado, sua ampliação e continuação. O Estado, assim, deve existir, desde que subordinado, no que diz respeito à religião e à moral, à Igreja, a qual visa ao bem eterno das almas.

Mesmo que a monarquia, dentre as várias formas de governo, seja o melhor regime, Tomás manifesta a sua preferência pelo regime misto, para evitar o abuso de poder. Por fim, expõe-se o problema da tirania. Acerca desse problema, a argumentação de Tomás ocupa a maior parte do escrito.

O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”. Além de ser uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.

Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

  • Pelo movimento.
  • Pela causa eficiente.
  • Pelo possível e pelo necessário.
  • Pelos graus da perfeição.
  • Pelo governo do mundo.
  • Pela ontologia.
  • Pela contingência dos entes.

Sob a visão do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos indivíduos exercem a mesma importância, tendo os mesmos direitos e deveres para si, no entanto, isso não ocorre no Brasil (Explore mais essa discussão).

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.” “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados.” “Cuidado com o homem de um só livro.” “A razão é a imperfeição da inteligência.”

Para Santo Tomás, a liberdade consiste na condição mediadora do ser racional em dirigir-se por si ao Fim Último, onde a liberdade não é um fim, mas um meio. No período moderno a liberdade adquire valor antropocêntrico, visto que o homem é o centro das reflexões.

São Tomás de Aquino defendeu a filosofia escolástica, que baseava-se no método cristão e filosófico pregado na união entre a razão e a fé. Esta filosofia foi amplamente difundida nas universidades medievais europeias. Como exemplo de obra da escolástica, escrita por São Tomás de Aquino, tem-se a “Summa Theologica“.

A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino. A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade. O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.

Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão.

Qual era o pensamento de Tomás de Aquino? O grande feito de Tomás de Aquino e a base de seu pensamento é a união entre fé e razão. Como estudioso da filosofia clássica, ele conseguiu perceber a relação que existe entre a lógica aristotélica e a fé cristã. Assim, criou uma ponte entre Filosofia e Teologia.

A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO
Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.