Quem trouxe a cerveja Skol para o Brasil?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Em 1964, a Skol, então sob licença da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, foi trazida ao Brasil por um grupo de empresários portugueses.

Inicialmente foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e na sequência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país. A Skol foi lançada em Brasília no dia 5 de agosto de 1967, dirigida por José Fleury.

Em 1967, a cerveja europeia Skol Pilsen chega ao Brasil, para ser vendida sob licença. Sua história marcou a chegada de grandes inovações em nosso país: Em 1971 lançou a primeira cerveja em lata, feita de folha de flandres.

Ambev

Ambev, dona da Skol, vende mais cerveja, e ação ABEV3 pode subir 35%

Skol é uma palavra derivada das línguas escandinavas e usada pelos nórdicos para fazer um brinde. Corresponde ao Português "Saúde!". Em Sueco escreve-se “skål” e no Dinamarquês e Norueguês “skaal”, sendo que o significado literal é "tigela, copo".

Bohemia

Bohemia – a cerveja mais antiga do Brasil
Com alta produção e envase para a época – cerca de 6000 garrafas por mês – a Bohemia conquistou o coração do cervejeiro e colocou a semente de amor que nossa nação tem pelo líquido sagrado.

Weihenstephan

1 – Weihenstephan – Alemanha
A cervejaria Weihenstephan começou a fabricar a bebida em 1040, ou seja, possui quase mil anos de história.

A marca Skol foi criada em 25 de agosto de 1964, na Europa, pela cervejaria dinamarquesa Carlsberg. O seu nome em sueco skål, quer dizer “à sua saúde”, uma saudação utilizada ao brindar. A marca chegou ao Brasil em 1967, pela Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu.

1980. A Brahma adquire o controle acionário das Cervejarias Reunidas Skol Curacu S.A., fabricante da Cerveja Skol desde 1967.

Skol

A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica. A Schin e Itaipava, ficam em quarto e quinto lugar. O top 3 das mais vendidas é composto por marcas da Ambev ( ABEV3), a grande empresa do setor presente na bolsa de valores brasileira.

Gambrinus

Gambrinus, o rei dos cervejeiros
Na primeira, Gambrinus era visto como um homem de grandes feitos, líder dos cervejeiros da Flandres – região que se distribui pelas atuais Bélgica, Holanda e França - e capaz de transportar sozinho um barril de cerveja. Este feito valeu-lhe o cognome de Rei da Cerveja.

Como resultado, Jorge Paulo Lemann foi apelidado de "Rei da cerveja". Já a Jabal representa uma faceta diferente do mundo cervejeiro. É uma marca de cerveja artesanal que nasceu de uma conversa casual durante um churrasco na praia.

AB InBev

AB InBev, dona da Ambev e de marcas como Stella Artois, abre processo para substituir Carlos Brito.

Já o GU é referente a gravidade, ou densidade da sua cerveja. Quanto maior a gravidade inicial (antes de começar a fermentação e atenuação do mosto) da sua cerveja, maior será a carga de malte, mais açúcares e, consequentemente mais álcool essa cerveja terá.

Telefone: 0800 725 0001. E-mail: sac@skol.com.br.