Quem tem triglicérides alto pode comer carne de porco?

Perguntado por: lmoreira7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

EVITE: Porco, fígado de boi e de galinha, miolo, rim, bucho, coração de boi e de galinha, lingüiça, paio, salsicha, presunto, mortadela, salame, copa, lombo, picanha, cupim, fraldinha, acém, contrafilé, aves com pele, preparações à milanesa e em fritura de imersão.

Arroz, pães e massas integrais, Adoçantes: (ex.: sucralose), Frutas (3 porções ao dia em horários diferentes), Carnes magras: brancas (filé de peixe ou frango sem pele) ou vermelhas (patinho, coxão mole, lombo de porco sem gorduras) e clara de ovo, Leite e iogurte desnatado, queijos brancos (frescal, ricota), requeijão ...

Mesmo para quem precisa controlar o consumo de colesterol por questões de saúde, é possível incluir carne de porco na alimentação.

Nesse sentido, o consumo de alimentos como açúcar, pães, massas e todos que contenham quantidades elevadas de carboidratos deve ser controlado. O mesmo vale para alimentos processados e embutidos, como presunto, linguiça, salsichas, hambúrgueres e mortadela, entre outros.

Vegetais
Por mais que batata e mandioca, por exemplo, sejam fontes de carboidratos, elas têm fibras que, como já falamos, ajudam a reduzir os triglicerídeos.

Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na "limpeza" dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim. Inclua essa carne mais vezes no cardápio da semana.

COMO BAIXAR TRIGLECERÍDIOS ALTO?

  1. Evitar ingerir alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas;
  2. Consumir mais fibras;
  3. Não se alimentar de comidas repletas de carboidratos;
  4. Praticar atividades físicas constantemente;
  5. Administrar remédios para tratamento da hipertrigliceridemia, como gemfibrozil e “vastatinas”.

A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo. Os triglicerídeos estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas: refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos, carne vermelha e entre outros.

Benefícios da banha de porco
Além disso, o alto teor de gorduras insaturadas ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares por contribuir com a regulação dos níveis de triglicerídeos e colesterol, aumentando o “bom” (HDL) e diminuindo o ruim (“LDL”) – o que evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Veja com mais detalhes como deve ser a alimentação para diminuir os triglicerídeos.

  1. Suco de abacaxi e bagaço de laranja. ...
  2. Chá de cúrcuma. ...
  3. Água de aveia com canela. ...
  4. Suco de beterraba com maçã ...
  5. Água de alho. ...
  6. Vinagre de maçã ...
  7. Chá de endro. ...
  8. Água de berinjela.

As medidas para tratamento envolvem reeducação alimentar, atividade física e uso de medicação da classe dos fibratos. Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.

Para baixar os triglicerídeos é importante fazer algumas mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de açúcar, aumentar o consumo de fibras, diminuir o peso corporal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3.

5 – Consuma diariamente leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e fava) no almoço e no jantar. Esses grãos possuem componentes que auxiliam a reduzir o nível de triglicérides no sangue.