Qual Exame de sangue detecta baixa testosterona?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O exame de testosterona é feito a partir de uma coleta de sangue e tem o objetivo de verificar níveis anormais desse hormônio tanto em homens quanto em mulheres. Médicos podem prescrever a dosagem de testosterona livre e total.

O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  1. Diminuição da libido;
  2. Disfunção erétil;
  3. Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  4. Dificuldade de atingir o orgasmo;
  5. Diminuição das fantasias sexuais.

O exame para globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG) é pedido principalmente em conjunto com outros exames para avaliar o estado dos níveis de androgênio no indivíduo - os hormônios masculinos.

O exame de Testosterona Total avalia se os níveis de testosterona no organismo estão dentro da faixa normal em homens e mulheres, sendo importante para a investigação de sintomas que possam estar prejudicando a qualidade de vida da pessoa.

O exame de testosterona é feito a partir de uma coleta de sangue e tem o objetivo de verificar níveis anormais desse hormônio tanto em homens quanto em mulheres. Médicos podem prescrever a dosagem de testosterona livre e total.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.

Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência. Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. Ao mesmo tempo, tem pouca quantidade de gordura, o que ajuda a prevenir o aumento do colesterol e doenças associadas.

Em geral, uma faixa total de testosterona de 300 a 1.000 ng/dl é considerada normal, de acordo com a Endocrine Society.

Afinal, o que significa o SHBG baixo no homem?

  • Retenção de líquidos;
  • Surgimento de acne;
  • Aumento do apetite e ganho de peso;
  • Diminuição da massa muscular;
  • Irritabilidade e mudanças de humor;
  • Disfunção erétil;

Referência: Testosterona Livre Calculada (ng/dL): Homens Saudáveis (17-65 anos) : 2,62 a 16,7 Mulheres Saudáveis (17-50 anos) : 0,08 a 1,07 Mulheres pós menopausa(não tratadas): 0,01 a 1,07 Meninos (6 - 9 anos) : 0,03 a 0,97 Meninas (6 - 9 anos) : 0,03 - 0,81 OBS: Testosterona Livre Calculada através da dosa- gem de ...

SINTOMAS DE ” TESTOSTERONA BAIXA”
Quando existe uma redução dos níveis de testosterona além de certo ponto, é frequente encontrarmos sintomas como: Redução da libido (vontade de fazer sexo). Diminuição da qualidade ou frequência das ereções. Redução da massa muscular e aumento da quantidade de gordura corporal.

consulta esse exame sai pelo valor de R$45.

A reposição hormonal é recomendada quando a testosterona apresenta níveis abaixo da normalidade, ou seja, taxa abaixo de 350 ng/dL. Essa dosagem é encontrada a partir de um exame laboratorial de sangue.

O exame de sangue que mensura a quantidade de testosterona é bastante simples. Consiste na coleta tradicional de uma veia do braço. Ele não necessita de jejum e não exige nenhum preparo específico.