Qual é o chá que é bom para sinusite?

Perguntado por: vornelas5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O chá verde é um remédio eficaz para infecções sinusais, pois é repleto de antioxidantes, que podem ajudar a afastar e combater infecções sinusais.

Quem tem sinusite regularmente pode fazer uso diário de uma solução salina para manter os seios da face liberados – e duas vezes ao dia quando está com um resfriado ou crise de alergia. O vapor de água quente pode ajudar a umedecer os seios da face, o que traz grande alívio.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

Analgésicos

  • dipirona.
  • paracetamol.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Aguda ou crônica, a sinusite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou até por fatores alérgicos. Esses fatores pioram quando o ar está mais seco ou na presença de poluição, cigarro, poeira e temperaturas mais baixas.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.