Quem tem TDAH enjoa das pessoas?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

O adulto com TDAH frequentemente sofre de oscilações do humor que podem ser pequenas contrariedades ou mesmo ocorrências menores, sem importância, do cotidiano.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Dificuldade de controle emocional
Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade. Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração.

Sentem grande dificuldade para realizar suas tarefas sozinhos e precisam ser lembrados pelos outros, o que pode causar muitos problemas no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos com outras pessoas.

Mal-entendidos e falhas de comunicação podem criar problemas em qualquer relacionamento, mas as dificuldades de comunicação geralmente aparecem em relacionamentos afetados pelo TDAH.

Habilidades sociais – alguns estudos indicam que pessoas com TDAH possuem alto nível de inteligência social. Isso pode proporcionar uma facilidade maior em se relacionar, demonstrando sentimentos e empatia por outras pessoas.

É difícil amar alguém com TDAH; e é mais difícil ainda para alguém com TDAH se identificar com a forma considerada comum de amar e conseguir se fazer entender, quando se trata de amor. As pessoas com TDAH na fase adulta têm tendência a fazer tudo ao mesmo tempo, o tal do multitarefa.

É importante estar atento às diferenças entre elas para chegar a um diagnóstico e tratamento adequado. Oscilação de humor – pessoas com TDAH podem ir do bom humor a um estado de irritabilidade e desânimo sem um motivo plausível para isso.

3 Aditivos artificiais:
Esses aditivos, principalmente corantes alimentares, podem piorar os sintomas de TDAH. Também podem interferir nos hormônios, no crescimento e no desenvolvimento. Alguns exemplos são: Cereais, doces, biscoitos, refrigerantes, vitaminas para crianças.

Um estudo longitudinal recente relatou um atraso de cerca de três anos na maturação do cérebro em caso de TDAH.

Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!

1 – Incentive a pessoa a atingir seus objetivos. Muitas vezes tarefas simples podem ser difíceis para quem tem TDAH. É importante apoiar a pessoa, mesmo em seus pequenos objetivos, e reconhecer quando algum desses objetivos for alcançado. 2 – Simplifique as tarefas.

O que para muitas pessoas pode parecer ser algo simples, como exemplo, prestar atenção em uma conversa e organizar as tarefas ao longo da semana, para um paciente com TDAH essas são tarefas muito complexas. Os pacientes têm grande dificuldade em prestar atenção em detalhes e em atividades que exigem organização.