Quem tem TDAH é considerado especial?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

️Resumindo, todo deficiente é um PNE, porém nem todo PNE é um PcD. O termo correto é sempre Pessoa com TDAH; epilepsia; paralisia cerebral; sequela de poliomielite; TEA; Síndrome de Down; Transtornos especifico de aprendizado e assim por diante.

TRF1 - DECISÃO: Estudante com Deficit de Atenção tem direito a tempo adicional para realizar prova do Enem.

Professor ou pedagogo – já que as escolas são lugares que exigem muita energia, pessoas com TDAH podem se sair bem em ambientes hiperativos, além de precisarem exercer toda sua empatia para lidarem com crianças e adolescentes.

Não existe auxílio financeiro governamental para pessoas com TDAH, nem para seus familiares.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Não houve vetos.

No estatuto, o laudo médico de caracterização da deficiência terá prazo de validade indeterminado nos casos de deficiência permanente ou irreversível; e de cinco anos, nos casos de deficiência reversível ou progressiva, podendo ser alterado a critério da equipe multiprofissional e interdisciplinar responsável pela ...

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O poder público deve desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para educandos com dislexia, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

A criança é inquieta, apresentando com frequência o agitar das mãos, pés e dificuldade de permanecer sentado. A criança apresenta dificuldade de seguir instruções. A criança é geralmente considerada “esquecida”, por não se lembrar de detalhes simples, como repassar algum recado ou uma matéria recém-estudada.