Quem tem rinite não pode tomar banho quente?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os medicamentos anti-histamínicos geralmente são úteis, mas devem ser prescritos por seu médico. Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica.

Geralmente, o banho quente faz com que a mucosa nasal se retraia e, assim, parte das secreções retidas nas narinas acabam saindo com mais facilidade. Só não exagere muito na temperatura da água para não ressecar a pele e causar outros problemas, como coceiras e vermelhidões.

Quem têm rinite, asma ou outro problema respiratório também pode não se dar muito bem com o banho frio. Gripe e resfriado? É melhor banho morno, não muito quente, principalmente se houver mudança brusca de temperatura. Tomar banho quente e sair para um ambiente frio favorece a queda da imunidade.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Cebola; Alho; Bebidas alcoólicas; Leite e derivados (em quem tem alergia à proteína).

Confira, agora, algumas dicas para lidar com aqueles momentos em que nada parece resolver as crises!

  1. Higienize o seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

A limpeza nasal é uma das maneiras indicadas pelos médicos para evitar as irritações causadas pela rinite e também pelo clima seco e frio. Você pode fazer essa limpeza duas vezes ao dia, utilizando soro fisiológico colocado no nariz com seringas ou conta-gotas. Você também pode utilizar pode lavadores nasais.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas.

A lavagem nasal ou irrigação nasal é uma técnica simples e eficaz para aliviar sintomas de congestão nasal, rinite e sinusite. Deve-se usar soro fisiológico e uma garrafa própria para lavagem nasal, com um recipiente limpo e estéril. Pode ser feita diariamente ou quando necessário, seguindo as recomendações médicas.

Caso a sua sinusite esteja com secreção nasal, você deve evitar alimentos e bebidas geladas, pois isso pode prejudicar a eliminação da secreção.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)