Quem tem refluxo pode comer banana?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Conheça algumas das frutas que são amigas de quem sofre com as queimações diárias: - Banana: possui alto pH e, por ser considerada um alimento alcalino, pode compensar a força do ácido estomacal.

O mamão é uma fruta rica em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína. Isso quer dizer que ele possui fitoquímicos que auxiliam, e muito, na digestão de proteínas, resultando em uma diminuição significativa do refluxo. Recomenda-se consumir uma fatia após as refeições, como sobremesa.

Carboidratos simples
Isso faz com que a passagem do ácido estomacal seja facilitada. Ou seja, os episódios de refluxo são mais recorrentes. Você pode preferir tipos de carboidratos, que sejam complexos. É o exemplo do cuscuz, da tapioca, da batata doce e do pão integral.

Se a pessoa já tem o refluxo, frutas ácidas --como abacaxi, limão e laranja-- pioram o problema e precisam ser evitadas, pois fazem o relaxamento desse esfíncter do esôfago, abrindo o caminho para que o conteúdo ácido do estômago suba até a região da garganta.

Grão-de-bico, feijão e ervilha são boas opções. Ajudam a melhorar a digestão e equilibrar a acidez estomacal. As carnes vermelhas possuem maior teor de gordura. Portanto, prefira as carnes magras, como frango e peixes.

Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Dieta para doença do refluxo
Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são: Bebidas alcoólicas. Café Extrato de tomate.

A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .

Os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo. O médico recorda que doces industrializados, alimentos picantes e café também potencializam os sintomas e a gravidade da doença.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

A dieta para o refluxo gastroesofágico deve ser balanceada e variada, sendo importante priorizar frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, como arroz integral ou macarrão integral, e proteínas magras, como tofu, peixes brancos, ovos ou frango.

Sintomas extraesofágicos

  • Dor torácica não cardíaca;
  • Globus faríngeo - sensação de bolo na garganta;
  • Asma;
  • Tosse crônica;
  • Dor de garganta e rouquidão;
  • Apneia do sono;
  • Alterações dentárias.

Ao contrário do que o senso comum acredita, a água com limão ajuda a combater e amenizar a dor que o refluxo causa.

Formado em Medicina pela FMFUABC em 1978 e com residência em Clínica Médica (1979-1981), é especialista em Gastroenterol... Não se deve ingerir esse tipo de alimento . Todos eles aumentam o refluxo.

Há alimentos de origem natural que também podem causar azia, devido ao esforço extra que o estômago precisa de fazer para os conseguir digerir . Como é o caso de alimentos como a cebola, a laranja, a pimenta ou o café que provocam azia, pois possuem substâncias que favorecem o refluxo e o ardor estomacal.