Quais são as sequelas do refluxo?
Este problema causa um aperto no esôfago provocando dificuldades para engolir. Porém, o indivíduo também pode sentir dor, perda de peso, regurgitação e tosse. Ademais, a condição também pode evoluir para um câncer de esôfago.
Quais os danos que o refluxo pode causar
– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.
O que o refluxo pode causar a longo prazo
Em poucos casos, a inflamação crônica pode facilitar o aparecimento do esôfago de Barret (alteração na mucosa ou revestimento do esôfago), que predispõe ao câncer de esôfago. O diagnóstico é da doença do refluxo é baseado nos sintomas do paciente, mas sempre deve ser confirmado com a realização de exames.
O que o refluxo atinge
"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.
Qual o tipo de refluxo mais grave
Refluxo Gastroesofágico (RGE)
Quando não tratado, as lesões na mucosa esôfago podem se tornar mais graves e profundas, levando ao aumento no risco de câncer.
O que pode acontecer se não tratar o refluxo
Assim, além da esofagite, existe a possibilidade de o refluxo gastroesofágico levar à formação de úlceras. Elas são feridas que se formam nas paredes do esôfago, da mesma forma como podem acontecer dentro do estômago.
Quem tem refluxo fica curado
O tratamento do refluxo gastroesofágico
O refluxo não pode ser curado integralmente.
Quando é necessário fazer cirurgia de refluxo
O procedimento é adotado quando não há melhora nos sintomas e o paciente apresenta outras complicações em decorrência do refluxo.
Qual a maior causa do refluxo
Então, a principal causa do refluxo é uma falha nesse esfíncter (esfíncter esofágico inferior), que se abre com frequência e permite o refluxo. O ácido do estômago que atinge o esôfago causa o principal sintoma da doença, que é a queimação atrás do esôfago que o paciente se refere como azia”, completa o especialista.
É normal ter refluxo todo dia
Quando ocasionais, esses sintomas são considerados normais. Mas se aparecem com frequência, são intensos e ainda causam lesões nos tecidos, podem caracterizar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Quem tem refluxo tem fraqueza
Quando não funciona direito, permite que os alimentos retornem do estômago para o esôfago. Também pode acontecer de a musculatura do EEI sofrer fragilidade ou fraqueza.
Como saber se o refluxo foi para o pulmão
O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.