Quem tem pressão alta pode comer comida de milho?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

O milho também faz bem para o colesterol e para a hipertensão.

Na composição do milho, temos as vitaminas A e do complexo B, como a B1, que contribui para o bom humor e o sistema nervoso. Entre os minerais, temos magnésio, potássio, ferro e cobre – que têm o controle da pressão arterial como um dos benefícios.

O milho não deve ser consumido por pessoas alérgicas
Os sintomas mais comuns da alergia ao milho são vômitos, dores de estômago, indigestão, diarreia, chiado no peito, falta de ar, dificuldade em respirar, tosse, rouquidão, palidez, coceira na pele, inchaço de língua ou lábios, tontura, confusão mental.

Para isso devem ser evitados alimentos que possuem alto índice glicêmico como bolos, biscoitos, crackers, pão branco, cornflakes, mingau de aveia, trigo cozido, farinha de trigo, milho, tapioca, batata cozida ou frita e mel.

Alimentos processados como milho verde enlatado, azeitona, molho de tomate, salgadinhos, alho em conserva e muito mais, são exemplos de alimentos processados e ultraprocessados que você deve evitar quando tem pressão alta.

Rico em vitaminas e minerais
Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Batatas chips, salgadinhos milho e de pacotinho são os que têm a maior concentração de sódio. Alguns ainda possuem muito açúcar e todos contém muitas gorduras. São alimentos que devem ser evitados, pois há estudos que os ligam a doenças cardíacas sérias pela alta concentração de gorduras trans.

Benefícios do milho: um grão supernutritivo
Ele tem fibras, carboidratos, vitaminas e minerais! Confira a seguir em detalhes. O milho-verde é fonte de carboidrato, que é absorvido de forma lenta pela corrente sanguínea e evita picos de açúcar no sangue.

No entanto, por possuir carboidratos, o milho pode engordar quando consumido em excesso. Além disso, preparações muito calóricas com milho, como bolos, milho cozido com manteiga ou pipoca feita com óleo, por exemplo, também podem engordar.

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

O cuidado que devemos ter é com o excesso de sal que geralmente acompanha o cuscuz. Portanto, tendo os cuidados de não enriquecer o cuscuz com produtos ricos em sal (manteiga, enlatados, embutidos, charque, etc) não há nada que contraindique o consumo de cuscuz por hipertensos.

As gorduras saturadas são totalmente contraindicadas por médicos, sendo associadas ao aumento de doenças cardiovasculares.

Evite alimentos processados e pré-prontos, como molhos, sopas, massas, macarrão instantâneo, pois são ricos em sódio. Molhos, como shoyu, ketchup, mostarda contêm muito sódio.

  • CARDÁPIOS – HIPERTENSÃO. SALADA DE FRUTAS. ...
  • 2 - VITAMINA DE FRUTA / BISCOITO INTEGRAL. INGREDIENTES. ...
  • 5- MACARRONADA DE CARNE MOÍDA / LARANJA. INGREDIENTES. ...
  • 7- ARROZ/ FILÉ DE PEIXE COZIDO/ BANANA. ...
  • 8 – IOGURTE DESNATADO / TORRADA SEM SAL. ...
  • 9- CUSCUZ COM OVOS / SUCO DE FRUTA. ...
  • 10 - VITAMINA DE BANANA E MAMÃO / TORRADA SEM SAL.

450 gramas

Lorrana reforça que, apesar dos estudos, o milho deve ser consumido com moderação e deve ser incluído em dietas a partir da indicação de um profissional. Ela recomenda que seja ingerido, no máximo, 450 gramas por dia, preferencialmente in natura, cozido ou assado.

A melhor maneira de consumir o milho é na sua forma in natura, ou seja, não processada. Tanto faz se for cozido ou assado. Deve-se evitar os alimentos mais industrializadas como a farinha, o fubá, flocão de milho e também os congelados que encontramos prontos nos supermercados.