Quem tem gordura no fígado qual pão pode comer?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa e aveia em flocos; Proteínas com pouca gordura, como ovos, tofu, frango e peixes de carne branca; Leite e derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados, e queijos brancos, como ricota, cottage e Minas frescal.

Massas e pães
A restrição de carboidratos simples é fundamental na dieta para esteatose hepática --já que, com menos carbo, haverá menos glicose no fígado e, consequentemente, menos gordura. Portanto, restrinja o consumo de alimentos provenientes da farinha branca.

Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

A gordura no fígado também está associada ao consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos, como o pão e o macarrão. Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral.

Arroz e pães
A ingestão excessiva desses carboidratos de alto índice glicêmico é prejudicial para a saúde do fígado pois aumenta o risco de desenvolvimento de doença hepática gordurosa.

Açúcar e sal
A ingestão excessiva de sobremesas e de outros alimentos açucarados traz grande prejuízo para a saúde do fígado. Isso porque o órgão converte os carboidratos ingeridos em gordura e a armazena. Com isso, há um risco elevado de desenvolver uma doença hepática, como o fígado gorduroso.

Diminua o consumo de carboidratos
Alimentos como pães, massas, arroz e batata devem ser consumidos em poucas quantidades. Sempre que possível, consumir a versão integral desses alimentos.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Entre os alimentos bons para o fígado e de fácil acesso, temos a batata doce, pois é rica em betacaroteno, um poderoso anti-inflamatório natural e muito importante para a saúde do corpo humano.

Alguns alimentos, apesar de conter gorduras, podem ser consumidos de forma moderada e em pequenas porções em caso de fígado gordo, como azeite, abacate, coco, amendoim, castanha, nozes e peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha.

Você não deve tirar tudo da alimentação, mas sim substituir alimentos. Evite alimentos com farinha refinada como pães brancos, tapioca por pão de centeio.

Para começar, é importante evitar a ingestão de doces e refinados, como pão branco, biscoitos e bolachas.

Alimentos com muita fibra podem ajudar o fígado para funcionar melhor. Uma ótima maneira de começar o seu dia? Experimente a aveia. Pesquisas mostram que pode ajudá-lo a perder alguns quilos extras e gordura na barriga, o que é uma boa maneira de manter controlada a doença hepática.