Quem tem disbiose pode comer mamão?

Perguntado por: agarcia2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

não existe dieta específica para SII. Se você ingerir mamão ou mandioca e não sentir nada, não há problema algum.

Veja alguns alimentos BONS para quem tem a SII. Frutas como mamão, melão e morango. Legumes das cores branca e alaranjada (abóbora, abobrinha, pepino, chuchu, cenoura). Peixes, qualquer um, desde que sejam preparados no forno ou a vapor, nunca fritos.

Alimentos com glúten
O glúten é uma proteína encontrada em cereais, a exemplo do trigo, do centeio e da cevada. Quem tem síndrome do intestino irritável deve evitar o consumo de massas, doces e qualquer tipo de alimento à base desses ingredientes.

Não importa o tipo, o que vale é comer a fruta todos os dias! Benefícios do mamão são muitos para o corpo, mas no intestino sua atuação é de craque! Se você gosta de mamão, mas anda deixando o consumo da fruta um pouco de lado, saiba que você deve voltar a comê-lo já!

Baixo teor FODMAPS: alface, espinafre, abobrinha, cenoura, tomate, banana, uva, kiwi, maracujá, itens sem lactose, carne, peixe, frango, tofu, itens sem glúten e amêndoas.

Comer alimentos frescos pode ajudar com um intestino inflamado e proporcionar alívio. Uma das melhores maneiras de começar uma dieta com esse intuito é incluir alimentos ricos em fibras, como arroz integral, quinoa, folhas verdes e legumes.

A dieta deve consistir em grande quantidade de vegetais, particularmente cenoura, couve-flor, repolho, chicória, cebola, alho e alho-poró, além de frutas, farinha de banana, arroz integral e leguminosas.

Ingerir fontes de probióticos como alguns iogurtes e alimentos fermentados, ou mesmo suplementos com supervisão nutricional, pode auxiliar na recuperação do equilíbrio dos micro-organismos da microbiota.

Confira chás que podem ser preparados em casa para aliviar os gases intestinais:

  1. Chá de funcho. Para que serve o chá de funcho? ...
  2. Chá de boldo. Para que serve o chá de boldo? ...
  3. Chá de sálvia.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.