Qual fruta para desinflamar o intestino?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Maçãs

Maçãs. As maçãs são um dos melhores remédios da natureza para curar intestinos inflamados! Ricas em fibras alimentares, essas frutas suculentas ajudam a eliminar as toxinas dos intestinos, aliviando assim a inflamação e o desconforto associados à síndrome do intestino irritável.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre.

Cebolas, pimentas e alguns conservantes também estão entre os alimentos que causam gases e deixam seu intestino irritado.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

O que não se pode comer quando o intestino está inflamado? Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

A ação mais conhecida da vitamina D está diretamente ligada ao intestino, afinal a sua principal função é a de aumentar a absorção intestinal do cálcio, participando do transporte ativo deste íon¹.

Água morna com limão
A água morna com limão é uma opção simples e eficaz para limpar e desintoxicar o intestino. O limão estimula a produção de bile, facilitando a digestão e a eliminação de resíduos acumulados no intestino. Basta espremer meio limão em um copo de água morna e beber em jejum, pela manhã.

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.