Quem TDAH pode ter uma vida normal?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.

É possível ter uma vida saudável, feliz e repleta de realizações quando se aprende a conviver com os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade! Abaixo, separamos algumas estratégias de fácil execução para auxiliá-lo nessa área.

Apesar das dificuldades, é possível que uma pessoa com TDAH, com acompanhamento especializado e informações, seja muito bem sucedida na vida¹.

Bastante. Acredita-se, com base em diferentes estudos realizados em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, que o número total de casos varie entre 5% e 8%. É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados.

Diminuir o consumo de açúcar e carboidrato, e aumentar a ingestão de proteínas também contribui para redução dos sintomas do TDAH. Documentar a rotina – manter uma agenda com os horários e compromissos ajudará a driblar a dificuldade de organização, comum para quem tem TDAH.

O TDAH na adolescência
Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado. Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores.

Tipo Desatento – Distração, lentificação e esquecimentos. Sintomas do TDAH Tipo Desatento mais comuns são a falta de atenção, dificuldade em resistir às distrações, esquecimentos, desorganização mental e também das coisas ao redor. Idem dificuldade com a percepção da passagem do tempo, o que causa atrasos e adiamentos.

Policial ou bombeiro – por serem altamente intuitivos, indivíduos com TDAH podem se sair bem em cargos que é interessante conseguir pensar em resoluções diferentes para problemas e em que não há uma rotina rígida.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Alimentos processados e industrializados podem agravar os sintomas do TDAH e interagir de forma negativa, principalmente no aumento dos níveis de hiperatividade. Além disso, o consumo de açúcar refinado também pode agravar o controle de hormônios e neurotransmissores.