Quem tá com a pressão alta pode comer ovo?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Consumir a clara do ovo, que além da gema, também possui proteínas saudáveis ao coração que são capazes de exercer um efeito muito potente de vasodilatação, tornando-a assim, uma alternativa para manter a pressão arterial controlada. A sugestão aqui é consumir cozido, ovo poché, frito com água ou apenas um fio de óleo.

Clara de ovo. Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Azeitonas e outros alimentos em conserva. Shoyu e outros temperos industrializados. Sanduíche de presunto e queijo.

Modere o consumo de ovos. Evite frituras. Prefira pães com pouca gordura, como a maioria dos pães e cereais integrais (aveia, trigo, farelo), massas sem gema de ovo, ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha, batata cozida ou assada simples, arroz e mandioca.

Legumes, grãos e alimentos integrais
Alimentos integrais e legumes são ricos em fibras. Além de ser importantes para a regulação do trânsito intestinal, elas atuam reduzindo significativamente a pressão arterial em pacientes hipertensos, por meio de um mecanismo que ainda não é totalmente conhecido.

  • SALADA DE FRUTAS.
  • 2 - VITAMINA DE FRUTA / BISCOITO INTEGRAL.
  • 8 – IOGURTE DESNATADO / TORRADA SEM SAL.
  • 10 - VITAMINA DE BANANA E MAMÃO / TORRADA SEM SAL.

Melancia
A melancia também possui um aminoácido que ajuda a produzir o óxido nítrico, a citrulina. Ela promove melhorias no fluxo sanguíneo estimulando a flexibilidade das artérias. Como consequência, é capaz de baixar a pressão arterial elevada.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

8 bebidas que ajudam a controlar a hipertensão

  1. Suco de tomate. O suco de tomate é um grande aliado para manter o coração saudável. ...
  2. Suco de beterraba. ...
  3. Suco de ameixas secas. ...
  4. Suco de romã ...
  5. Suco de frutas silvestres. ...
  6. Suco de espinafre. ...
  7. Suco de cenoura. ...
  8. Suco de laranja.

Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias. Alguns exemplos são cúrcuma, hibisco, alfavaca, romã, mirtilo, gengibre, limão, alpiste, mangaba, ruibardo, aipo, alho e aveia.

Ricas em potássio, as bananas podem ajudar a controlar a hipertensão. Uma banana média contém cerca de 422 mg de potássio, que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

Se você quer prevenir o aumento da pressão arterial, aposte em feijão e lentilha. Esses grãos são ricos em nutrientes que ajudam a regular a pressão arterial, como fibras, magnésio e potássio.

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio. A boa notícia é que em pequenas porções destes alimentos já há uma grande concentração do mineral.

Hipertensão arterial: os 7 erros que você não pode cometer

  1. Consumir sal em excesso. Quando a pessoa sofre com a hipertensão arterial, as paredes dos vasos sanguíneos se tornam mais grossas. ...
  2. Ingerir gorduras de origem animal. ...
  3. Não praticar exercícios físicos. ...
  4. Fumar.

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.