Quem são os excluídos da globalização no mundo atual?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

No grande mercado globalizado, são considerados excluídos todos os países que não produzem tecnologia de informação regiões que não investem em microeletrônica, computação, telecomunicação, radiodifusão, optoeletrônica e engenharia genética.

A lista inclui Afeganistão, Bangladesh, Eritréia, Etiópia, Gâmbia, Sudão e Mauritânia.

Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.

Globalização e exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro designa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua conseqüência mais visível e imediata.

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

Yemen (IDH 0,455)

Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas.

Vantagens da globalização
Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades. Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada.

maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.

A exclusão pode acontecer por motivos étnico raciais, religiosos, sociais ou econômicos. Dentre os grupos excluídos é possível citar, por exemplo, negros, indígenas, pobres, membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, dependentes químicos e moradores em situação de rua.