Como é chamado o Pix na China?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

O meio de pagamento em ascensão é o smile to pay, em que sua biometria facial serve de senha para pagar a conta em restaurantes, salões de beleza e até nas catracas de metrô.

Sistemas semelhantes em outros lugares do mundo
O Pix não é um método presente apenas no Brasil. Existem outros sistemas semelhantes que funcionam ao redor do mundo, como, por exemplo, o MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão – um dos primeiros países a implantar.

O Pix foi lançado no dia 5 de outubro de 2020, para o cadastramento de chaves. De 5 a 15 de novembro passou por uma fase de testes para detectar possíveis falhas, iniciando oficialmente, de forma integral, em 16 de novembro.

Para fazer as transferências não é preciso ter os dados bancários do destinatário, apenas um código chamado de chave PIX, ou mesmo um QR Code. Também não existe valor mínimo ou máximo para operações durante o dia. Por medidas de segurança, entre as 20h e às 6h, a transferência máxima é de R$ 1 mil.

Idealizado pelo Banco Central do Brasil, o Pix começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer e na gestão do ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) lançou seu serviço de pagamento instantâneo, o FedNow, uma espécie de Pix. Lançado nesta quinta-feira, o serviço promete agilizar as transferências no país.

O PIX veio para facilitar a vida de muitos brasileiros. Entretanto, em Portugal, já existe algo parecido desde 2014 chamado MB WAY.

De acordo com o Banco Central, o novo meio de pagamentos foi batizado com o nome Pix porque o termo lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela). Ou seja: Pix é um nome, uma marca criada para identificar o novo meio de pagamentos de uma forma simples, efetiva e muito fácil de ser lembrada.

Como receber PIX internacional? Ainda não é possível. Quando a função for habilitada, plataformas de câmbio e instituições financeiras oferecerão essa alternativa. Entretanto, você pode receber dinheiro do exterior em até 2 dias úteis com a Remessa Online.

Criado pelo Banco Central, o Pix começou a ser oficialmente desenvolvido em 2018, durante o governo de Michel Temer. O órgão instaurou a portaria n° 97.909, voltada para o desenvolvimento de pagamentos instantâneos, em 3 de maio de 2018.

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo. Ao contrário do que parece, as três letras não são uma sigla e, sim, uma marca. O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

Para fazer um Pix, o brasileiro deve acessar o aplicativo ou internet banking dessa instituição. De acordo com a FIS, fornecedora global de soluções de tecnologia para comerciantes, bancos e empresas do mercado de capitais, 56 países contam com modelos de pagamento instantâneo.

Tem Pix nos Estados Unidos?

  1. O FedNow está em desenvolvimento desde 2019.
  2. O serviço coloca os EUA em linha com países como Reino Unido, Índia, Brasil e União Europeia, onde serviços similares existem há anos.

Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 50 países utilizando sistemas de pagamentos e transferências semelhantes ao Pix no Brasil. Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China.

Para configurar o Pix como forma de pagamento, siga os seguintes passos:

  1. Acesse sua conta no PayPal e vá em “Carteira”;
  2. Clique em “Adicionar uma forma de pagamento”;
  3. Selecione “Pix” e preencha os dados solicitados.