Quais são os efeitos da globalização no meio ambiente?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

A evolução econômica e industrial, gera o desequilíbrio ecológico com efeitos bastante drásticos, como a poluição dos oceanos, as alterações climáticas em todo o planeta, a diminuição das florestas tropicais, a extinção de várias espécies e a diminuição da biodiversidade.

Por outro lado, a globalização pode ser essencial para a preservação dos recursos naturais através do intercâmbio de mecanismos de desenvolvimento limpo. O reconhecimento da importância da questão ambiental tem determinado uma discussão cada vez maior sobre os padrões de desenvolvimento sustentável.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Pontos negativos da globalização:
Monopólio das grandes empresas; Redução de salários; Aumento do desemprego; Crises econômicas globais.

A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações.

Veja alguns dos malefícios causados pela globalização ao meio ambiente:

  • Busca por produtos naturais. ...
  • Utilização de agrotóxicos e produção de transgênicos. ...
  • Desmatamento e queimadas. ...
  • Poluição Ambiental. ...
  • Biopirataria. ...
  • Êxodo rural. ...
  • Aquecimento global (Efeito estufa) ...
  • Rarefação da Camada de Ozônio.

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

A primeira grande desvantagem do processo de Globalização, na visão de seus críticos, é a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões, tornando-as dependentes economicamente.

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais. Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos.

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria. 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

A globalização desencadeou profundas transformações no mundo do trabalho e na vida econômica. Novos padrões de comércio internacional e a mudança para uma economia de informação tiveram um significativo impacto sobre os antigos padrões de emprego.