Qual é o maior desafio da globalização?

Perguntado por: umota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Segundo os cientistas e estudiosos, têm-se pela frente mais um desafio globalizado: as mudanças climáticas, tese ainda polêmica e cujos sinais, entretanto, são visíveis no planeta Terra e que se prenunciam interferir na qualidade de vida e no desempenho das economias dos países ricos, pobres e remediados.

A globalização apresenta desafios para empresas multinacionais em termos de investimento de capital e liderança. Abrir uma empresa em um novo país, especialmente um país em desenvolvimento, requer um capital inicial considerável. A infraestrutura necessária pode não estar pronta.

Os principais desafios associados à globalização compreendem as dificuldades associadas à competitividade, sobretudo em relação ao comportamento organizacional, assim como a necessidade de se reduzir as mazelas socioeconômicas.

A primeira grande desvantagem do processo de Globalização, na visão de seus críticos, é a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões, tornando-as dependentes economicamente.

Resposta verificada por especialistas
A globalização tem um ponto negativo muito importante, que é a desigualdade e a má distribuição de renda. Deste modo, países como o Brasil que estão em escala emergente, apesar de seu crescimento, ainda tem um alto nível de pobreza e carência em diferentes setores.

Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos ...

Globalização é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. É caracterizada pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.

Pontos negativos da globalização:

  • Criação de zonas de exploração;
  • Aumento de processos de exclusão;
  • Aumento do capital especulativo;
  • Monopólio das grandes empresas;
  • Redução de salários;
  • Aumento do desemprego;
  • Crises econômicas globais.

A evolução econômica e industrial, gera o desequilíbrio ecológico com efeitos bastante drásticos, como a poluição dos oceanos, as alterações climáticas em todo o planeta, a diminuição das florestas tropicais, a extinção de várias espécies e a diminuição da biodiversidade.

Globalização é um processo que integra o planeta em diversos pontos como comunicação, transporte, fluxo financeiro e industrialização. A modernização de atividades econômicas e produtivas são medidas pelas revoluções industriais ao longo do século passado e influenciaram todo esse fenômeno.

A globalização aumentou as trocas financeiras e também aumentou as trocas humanas, fazendo com que diferentes sociedades compartilhassem suas culturas. Isso permitiu que uma mesma região passasse a desenvolver diferentes práticas culturais e até mesmo crenças diferentes.