Quem pode ser vítima de bullying?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A VÍTIMA: Geralmente, são pessoas passivas, fisicamente mais fracas, apresentam menos amigos, demonstram baixa autoestima, são rejeitados pelos pares e dependente de outros, apresentando diferenças observáveis e/ou habilidades sociais mais fracas.

Segundo a Microsoft, 21% dos entrevistados no Brasil foram vítimas de bullying, sendo que os mais afetados foram os millennials (nascidos entre 1985 e 2000) e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Ou seja: apesar do bullying ser um problema para todos, ele se torna mais comum e preocupante entre os jovens.

Características dos agressores:
Os agressores são crianças com baixa tolerância à frustração que gostam de provocar, magoar e destruir para sentir que têm poder, ou seja, é uma necessidade de afirmação pessoal. Comparativamente com os seus pares, são crianças com dificuldades em fazer amigos e não gostam da escola.

O que é um agressor? Agressor (em inglês, conhecido por bully) é a pessoa que age de forma agressiva ou violenta contra a vítima ou grupo de vitimas, causando-lhes danos físicos, económicos ou emocionais.

O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de ...

O bullying escolar não tem uma motivação única. Uma criança ou adolescente pode sofrer bullying no ambiente escolar por diversas razões: um aspecto físico considerado fora do padrão, um traço de personalidade menosprezado pelos demais, um jeito de pensar que não é aceito, e muitas outras.

5 Sinais de que seu filho sofre Bullying

  1. 1 1 – Se mostram tristes e deprimidos constantemente.
  2. 2 2 – Apresentam desculpas para não ir à escola e faltam regularmente.
  3. 3 3 – Desenvolvem sintomas psicossomáticos.
  4. 4 4 – Possuem falta de concentração e interesse em atividades.
  5. 5 5 – Não têm muitos amigos e eventos sociais.

A lei 13.185/2015 define o bullying como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo. É praticado sem motivação evidente por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas.

Sinais desse homem violento são a falta de empatia, baixa autoestima, restrição emocional, racionalização dos sentimentos, ciúmes, pouca assertividade e pouca habilidade social. Essas características de personalidade são comuns aos homens violentos e que não tem empatia nem respeito por sua companheira.

Bullying: Não é brincadeira é Crime, se maior poderá ser preso e ter que pagar indenização, se menor sofrerá sanções disciplinares estabelecidas pelo ECA e os responsáveis pelo menor poderão ser condenados a pagar indenização por danos morais.

O agressor
É a pessoa que pratica bullying e normalmente, quer ser visto como o "popular" pelos colegas da escola.

Ela explica que existem diferentes tipos de bullying: os principais são o verbal, que é manifestado através de apelidos, xingamentos, insultos; o físico, quando há empurrões, socos, chutes, beliscões, tapas; o moral, quando ocorrem difamações, calúnias ou disseminação de rumores; o psicológico, que é a exclusão, ...

A pior consequência do bullying é, sem dúvidas, a depressão e o suicídio. Isso não se aplica apenas às crianças, mas também aos adolescentes e adultos. A depressão é uma doença séria, que afeta mais milhões de pessoas em todo o mundo.