Quem pode dar aula na faculdade?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Caso o interesse seja dar aulas no ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu. Entretanto, as principais vagas são destinadas aos profissionais que possuem ao menos um mestrado.

Além da graduação, os professores universitários geralmente precisam possuir diplomas de mestrado e/ou doutorado para assumir cargos. Afinal, se a função é formar futuros profissionais, os docentes precisam estar dispostos a estar em contínuo aprendizado.

Na área educacional, uma das profissões mais bem pagas é da carreira de professor de ensino superior, o qual ministra aulas em universidades, faculdades públicas e privadas, institutos de educação e ainda pode atuar na área de pesquisa científica.

Hoje, a Lei de Diretrizes e Bases (no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) determina formação mínima de nível médio na modalidade normal para os professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.

O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.

Nesse caso, para atuar na docência, é necessário realizar um curso de complementação, como a formação pedagógica. Caso o interesse seja dar aulas no ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu. Entretanto, as principais vagas são destinadas aos profissionais que possuem ao menos um mestrado.

Para ser professor universitário em instituições públicas, como universidades federais ou estaduais, é preciso ser aprovado em um concurso. Portanto, fique atento à abertura de editais e estude de forma constante. Até porque a seleção envolve, além do plano de aula, provas objetivas e análise curricular.

Segundo o portal Vagas.com.br, o salário de um professor universitário varia entre R$ 3.123 e R$ 7.000. O nível de experiência de ensino, o tempo de atuação no mercado de trabalho e a titulação (graduado, especialista, mestre, doutor) são fatores que fazem a diferença na remuneração.

O professor universitário é um profissional capacitado a dar aulas em instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários públicos e privadas.

Baixar e preencher o Formulário CAT (ATL) Descrever quais disciplinas pretende lecionar ou se for o caso, para quais Cursos Técnicos; Digitalizar em PDF o formulário CAT e os documentos abaixo e enviar para o e mail: sre.jdefora.dgp@educacao.mg.gov.br.

Pessoas com notório saber reconhecido por instituições de ensino podem lecionar em cursos profissionalizantes.

Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica.

Licenciatura: pré-requisito obrigatório para dar aulas
É importante ressaltar que os bacharéis e tecnólogos só podem dar aulas depois de concluírem um semestre de licenciatura, conforme sanciona o Ministério da Educação (MEC).

Sim, desde que faça um curso de complementação pedagógica conforme orienta a legislação. É preciso que a área de formação do bacharel esteja alinhada com o currículo básico do ensino médio e que o profissional cumpra o período formativo pedagógico complementar.

Diferentemente dos cursos de bacharelado, os cursos de licenciatura formam profissionais para exercer a docência no ensino básico, no nível fundamental ou no médio. Para lecionar no ensino superior, é preciso fazer pós-graduação.