Quais os 3 objetivos do trabalho docente?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Construir e implementar o projeto pedagógico da escola; II. articular as ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da escola, visando a melhoria do processo ensino- aprendizagem; III. identificar as alternativas Page 6 6 pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e repetência; IV.

A finalidade do trabalho docente consiste em garantir aos alunos acesso ao que não é reiterativo na vida social.

O objetivo principal do planejamento pedagógico é, portanto, organizar processos e atividades escolares. Isso inclui os conteúdos, objetivos, metodologias, estrutura disponível, habilidades que deverão ser trabalhadas e demais estratégias aplicadas pela instituição dentro e fora da sala de aula.

Função social: docência e humana docência
É próprio do ofício docente “transmitir, ensinar e internalizar competências, formas de pensar, valorar e sentir que acompanharão os educandos na vida ativa, social e produtiva” (Arroyo, 2000).

O trabalho docente é complexo, interativo e prático. Define-se na sua concretude pelas relações que se estabelecem de forma dialógica e comunicativa entre sujeitos – professor e aluno – em torno do processo de ensino e aprendizagem.

Planejamento e elaboração de atividades formativas e avaliativas condizentes com o plano político pedagógico das escolas; Participação de reuniões pedagógicas, conselhos escolares, atividades cívicas, intervenções científicas e culturais, entre outros compromissos.

seu objetivo; metodologia de aprendizagem utilizada; método de avaliação.

De forma simplificada, os passos do Plano de Aula em 3 etapas apresentados pela Geekie: primeiro o objetivo, depois as evidências e, por fim, as experiências – pessoas, recursos, conteúdos e dinâmicas pensadas intencionalmente para chegar ao objetivo.

Quais são as 4 etapas do processo de aprendizagem?

  • Compreender;
  • Retenção;
  • Praticar;
  • Disseminar;
  • Criar.

A importância do professor na formação integral
Como já falado, além da formação acadêmica e profissional, o professor também acaba sendo responsável por formar seus alunos como indivíduos que estão inseridos na sociedade e aprimorar sua visão de cidadão e suas relações interpessoais e também intrapessoais.

De acordo com Tardif (2003), os saberes docentes podem ser identificados mediante 4 (quatro) categorias, a saber: a) saberes advindos da formação profissional; b) saberes Page 6 (83) 3322.3222 contato@conedu.com.br www.conedu.com.br disciplinares; c) Saberes curriculares e; c) saberes experienciais.

Docente significa a pessoa que dá aula, o professor, seja em universidades, colégios, cursos técnicos, etc. Docente é um termo relativo ao ensino, é o indivíduo que ensina outros, independente do tema.

Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.

Falar de prática docente exige, portanto, que falemos de sujeitos que possuem um ofício (ARROYO, 2000), o saber de uma arte, a arte de ensinar, e que produzem e utilizam saberes próprios de seu ofício no seu trabalho cotidiano nas escolas.