Qual a importância da dialética na educação?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Conclui-se que a dialética na educação é a revelação do “óbvio”, o que significa dizer que o processo dialético tensiona a naturalidade hegemônica, quebrando o seu discurso estático, “socionatural”, esclarecendo que seu semblante apolítico, no fundo, é político.

A dialética, nesse sentido, compreenderia um processo complexo para chegar-se ao conhecimento da verdade, pois ela apresentaria as possíveis contradições em relação à verdade e mostraria o caminho para chegar-se ao conhecimento verdadeiro.

O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade. A forma herdada de Sócrates para proceder tal discussão é mostrar que uma dada hipótese leva a contradições, então, forçar a retirada da hipótese como candidato a verdade.

Posicionando-se de forma contrária à pedagogia metafísica, diz Gadotti (2001), a pedagogia dialética defende que a constituição do homem acontece pela ascensão da consciência coletiva efetivada de maneira concreta na ação continuada de trabalho, ou seja; interação, que dá existência ao próprio homem.

A teoria dialética do conhecimento permite a interpretação da realidade contraditória visando a sua superação e possibilita a formação integral do ser humano, necessária na nova concepção de educação profissional.

Na metodologia dialética o objeto do conhecimento implica uma ação educativa no sentido de desafiar, estimular, provocar e ajudar o sujeito a estabelecer uma relação significativa com o objeto.

Dialética é um debate onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Para os gregos, dialética era separar fatos, dividir as ideias para poder debatê-las com mais clareza.

COMO FAZER O MÉTODO DIALÉTICO
Em primeiro lugar, se define uma tese como sendo uma possível verdade. Depois, se define a antítese, que vai negar a tese. No embate entre a tese e a antítese surge a síntese. A síntese pode dar origem a outra tese e dar início a um novo ciclo.

Os elementos centrais ou princípios explicativos – a partir dos quais se pretende buscar uma compreensão do método dialético marxiano – são os seguintes: o movimento perpétuo, a historicidade, a totalidade, a contradição, a determinação e o materialismo histórico.

As três leis da dialética de Engels

  • Lei da passagem da quantidade à qualidade (e vice-versa). As mudanças possuem ritmos distintos, podendo alterar-se em sua quantidade e/ou em sua qualidade.
  • Lei da interpretação dos contrários. ...
  • Lei da negação da negação.

A perspectiva dialética de Adorno centra-se no que se pode denominar "determinações objetivas da subjetividade" responsáveis pela perenização da formação social vigente.