Quem é o pai do materialismo?

Perguntado por: amendes9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O materialismo histórico é uma teoria política, sociológica e econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX.

O materialismo histórico é uma uma teoria científica que contém uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

No século XVIII o materialismo retorna com força como uma tendência minoritária do iluminismo francês e é recuperado na Alemanha por Feuerbach, e através desse por Marx e Engels que irão redefini-lo. materialismo histórico oferecido pelo Instituto Marx e Engels.

Definição de conceitos
Materialismo é a corrente filosófica que admite como causa de todos os fenómenos do Universo a matéria e suas propriedades. Nega a existência de um princípio inteligente independente da matéria. dos A inteligência e sentimentos humanos seriam atributos da matéria.

Materialismo é a atitude das pessoas que entendem que tudo é matéria e que têm uma vida voltada unicamente para as coisas materiais.

1. "A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa." Essa é talvez a frase mais famosa de Marx. Nela, o que está posto é uma reflexão sobre a importância de se conhecer os acontecimentos passados a fim de transformar o presente e o futuro, evitando reproduzir os erros já cometidos.

Essa concepção social e filosófica foi desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, dois filósofos alemães. O conceito foi desenvolvido quando a Revolução Industrial já havia se espalhado por toda a Europa, durante os séculos XVII e XVIII.

O contrário de materialidade é: Principais antônimos de materialidade: 1 espiritualidade, incorporalidade.

O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.

Por materialismo dialético entende-se a conceção do mundo segundo a qual só existe uma realidade material que possui um carácter dialético, ou seja, as mudanças e movimentos resultam de uma luta de contrários inerente à própria matéria.

O materialismo dialético está subdividido em quatro princípios fundamentais. São eles: A história da filosofia abrange um processo de conflito entre o princípio idealista (que se baseia em ideias, pensamentos e no abstrato na totalidade) e o princípio materialista (com base nos materiais, fatos e estudos concretos).

Origem do materialismo histórico
A teoria do materialismo histórico foi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels durante o período de 1818 a 1883.

E é o ponto que distingue o materialismo moderno de “todo o materialismo anterior”, como dizia Marx: o objeto do pensamento é o “concreto pensado”, elaborado na consciência a partir da atividade prática do homem, e não um mero reflexo de espelho, fotográfico, em que a imagem do mundo se fixasse no cérebro passivamente, ...

Enquanto o idealismo centra-se na procura por entidades metafísicas, transcendentes e imateriais, como ideia, conceito ou forma, o materialismo afirma a existência apenas daquilo que está presente materialmente.

Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia.

Se a lógica dialética permite e exige o movimento do pensamento, a materialidade histórica diz respeito à forma de organização dos homens em sociedade através da história, isto é, diz respeito às relações sociais construídas pela humanidade durante todos os séculos de sua existência.