O que a Bíblia diz em Provérbios 12-10?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

10 O justo atenta para vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis. 11 O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. 12 O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.

12:1 Disciplina
Muitos remetem a disciplina a castigo, mas um na verdade a disciplina é um ato responsável de amor. O ser humano aprende pelos preceitos, pelos exemplos e pelos erros. Um fracasso só é um fracasso quando não aprendemos com ele, por isso os sábios amam a disciplina.

O que acena com os olhos dá dores, e o tolo de lábios será transtornado.

Existe uma tese de que Jesus seria vegetariano ("Ele expulsou aqueles que vendiam animais para sacrifício e consumo para fora do templo, instituiu o batismo no lugar dos sacrifícios animais, e disse que Deus 'requer misericórdia e não sacrifício' e eliminou os sacrifícios animais completamente na Última Ceia").

Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F. Carvalho.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Além de seu nome aparecer no livro, a própria Bíblia declara que o rei Salomão escreveu muitos provérbios (1 Reis 4:29-34). Essa informação está de acordo com o testemunho bíblico acerca da sabedoria singular que ele recebeu de Deus (1 Reis 3:5-14; 4:29-34; 5:7,12; etc.). Conheça a história do rei Salomão.

Provérbios 10:22 ARC
A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores.

10:10-13 Fonte de vida ou armadilha de morte
A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos. O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados. Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.

Entre as principais causas estão algumas doenças dos olhos com calázio, hordéolo, neurite óptica e entre outras.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Por que Deus criou os cachorros? Deus fez o cachorro. ainda te amar sem julgamentos, e Deus fez o cachorro. gentil o suficiente para amar bebês e guiar aos cegos.