Quem pode cair na malha fina?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

M. Cair na malha fina é sinônimo de ter esquecido de declarar algum dado ou ter preenchido incorretamente o formulário da declaração do Imposto de Renda. Qualquer que seja o motivo, o caminho existente é a declaração retificadora, que pode ser feita por meio do próprio programa da Receita Federal.

Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo por uma análise de possível fraude.

Nem todo mundo é obrigado a fazer a declaração do IR, mas caso você seja e não fizer, pode cair na malha fina.

O contribuinte tem três opções para resolver o problema. Uma delas é fazer a correção por uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade. A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.

Como saber se a sua declaração caiu na malha fina?

  1. Faça login na plataforma. Você pode gerar um código de acesso se não tiver um, mas é mais fácil entrar com a sua conta Gov.br;
  2. Depois, clique na seção "Meu Imposto de Renda", que está na esquerda da sua tela;
  3. Em seguida, basta selecionar a opção "Pendências de malha".

Caso você tenha dinheiro para receber este ano, mas não foi incluído neste lote, pode ser que tenha caído na temida malha fina. Cair na malha fina significa que a declaração ficará retida por conta de algum erro, como um valor incorreto, rendimento omitido ou informações cadastrais divergentes.

Qual o valor da multa para quem cai na malha fina? Se você cair na malha fina e corrigir os erros dentro do prazo estabelecido, não há cobrança de multa.

Como saber se sua declaração caiu na malha fina?

  1. Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  2. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”;
  3. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.

Verdade: Se a declaração retida na malha fina estiver correta e todos os requisitos forem cumpridos, o contribuinte terá direito à restituição, caso tenha valores a receber. No entanto, é necessário aguardar o processo de análise e liberação da Receita Federal para receber a restituição.

Imposto de Renda 2023
Desde 2019, a Receira notifica aqueles que caíram na malha fina do Imposto de Renda em até 24 horas após envio da declaração, garantindo que os dados sejam corrigidos rapidamente e o trabalhador não precise passar por muitas turbulências para receber a restituição.

O que a Receita Federal já sabe antes mesmo de você declarar: Tudo o que você ganhou em seu trabalho no ano passado: Salário, férias, 13º, indenizações, PLR… são informações de praxe que a Receita Federal possui em detalhes.

Entre no site da Receita (www.gov.br/receitafederal) e clique em "Meu Imposto de Renda" Vá em "Consultar a Restituição" Informe o CPF, a data de nascimento e o ano-exercício, que no caso é 2023. Por fim, marque o captcha sinalizando que é humano e clique em "Consultar"