Quem pintou Monalisa?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
3.9 / 5 9 votos

Diz-se que quem encomendou o quadro de Leonardo da Vinci era um nobre instalado em Florença.

A teoria mais aceita entre os historiadores e cientistas da arte, na atualidade, é de que a pessoa retratada é Lisa Gherardini (1479-1542). Lisa foi uma italiana nascida em Florença e seu marido, Francesco del Giocondo, foi quem encomendou a obra para o pintor.

A partir da exposição no Louvre a obra ficou famosa, mas não foi pela beleza ou técnica da pintura de da Vinci. Na verdade, Mona Lisa alcançou popularidade após ser roubada do museu.

Resumo sobre Mona Lisa
Leonardo da Vinci produziu Mona Lisa entre os anos de 1503 e 1506. Essa pintura traz uma mulher de perfil com um olhar sereno e um sorriso tímido. Acredita-se que a mulher pintada na obra seja Lisa del Giocondo, esposa de um rico comerciante florentino e vizinha de Leonardo da Vinci.

Acredita-se que Giocondo encomendou a pintura para comemorar o nascimento do segundo filho do casal. Ao longo dos anos, surgiram teorias de que Lisa Gherardini não era a modelo dessa pintura. Há muitas especulações de que a mulher misteriosa na imagem poderia ser uma das doze nobres italianas da época.

"A vítima foi morta por estrangulamento.
"A dinâmica do fato é diferente, a maneira como o cadáver foi encontrado destoa.

Há uma diferença singular entre as duas Mona Lisas: a Gioconda de Leonardo da Vinci tem o rosto mais fino e amarelado por camadas de pintura oxidada e não tem sobrancelhas. Ao fundo das duas “gêmeas” aparece uma paisagem montanhosa, que, na tela madrilenha, ficou escondida no século XVIII por um fundo opaco.

Salvator mundi" (Salvador do Mundo)

O mais caro do mundo
A pintura "Salvator mundi" (Salvador do Mundo), de Leonardo da Vinci, foi leiloada em Nova York em 15 de novembro de 2017 por 450 milhões de dólares, tornando-se o quadro mais caro de todos os tempos. A pintura a óleo representando Cristo foi feita em madeira há 500 anos e mede 66 x 46 cm.

Integrada ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, no século 19, a pintura não pode ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês. Mesmo assim, em 2014, especialistas estimaram o valor de mercado da obra. Segundo a pesquisa, a Mona Lisa custaria US$2,5 bilhões, algo em torno de 13 bilhões de reais.

Como dito anteriormente, muitos historiadores acreditam que a mulher seja Lisa del Giocondo, que teve quatro filhos. Os braços da moça cruzados sobre o estômago arredondado, assim como evidências históricas, sugerem que ela estava grávida pela segunda vez quando a pintura foi feita.